Arte de Guillermo Angel (Giye) |
Na mitologia grega, Réia (grego Ρεια ou Ρεα, "fluxo" ou "facilidade") é a titânide mãe dos deuses do Olimpo, e uma deusa da fertilidade feminina, da maternidade, e da vida selvagem. Seu nome significa "fluxo" e "facilidade". Ela era adorada sob o título de Meter Theon (a Mãe dos Deuses) ou Megale Meter (Grande Mãe). Seus centros de culto principais foram localizados em Arkadia e Krete, os locais onde ela supostamente deu à luz Zeus.Ela é comumente representada como uma mulher de seios fartos, sentada num trono entre dois leões/leopardos ou em uma carruagem puxada por leões.
Réia é filha de Urano e Gaia e irmã/esposa do titã Cronos, com quem, além de Zeus, foi mãe de Poseidon, Hades, Hera, Deméter e Héstia. Cronos, com medo do poder vindouro de seus filhos e para garantir o seu domínio, devoroava seus próprios filhos ao nascerem, mas Réia conseguiu salvar um deles, Zeus. Ela escondeu-o na caverna de Psicro em Creta e deu a Cronos uma pedra embrulhada nas roupas do bebê, que ele engoliu. Mais tarde esse filho viria a ser aquele que libertaria seus irmãos destronaria o pai durante a Titanomaquia.
Arte de Leandro Furlanetto |
Réia-Cibele, Mãe dos Deuses
Réia foi estreitamente relacionada e amalgamada com a deusa frígia Cibele, cujo culto orgiástico mais tarde também foi introduzida na Grécia. Ambas eram retratadas como mulheres matronas, geralmente usando uma coroa mural, e acompanhadas por leões. Como Réia-Cibele, a deusa recebeu o título de Meter Theon ("Mãe dos Deuses").
eu gostei top
ResponderExcluir