15 de maio de 2025

Oilliphéist

۞ ADM Sleipnir

Arte de Colm Dowling

O Oilliphéist (do irlandês ollphéist, derivado de oll, 'grande' e péist, 'verme, besta fabulosa, monstro, réptil', também chamado Ollipeist, Ollepheist, Ollipheist, Uilepheist) é uma criatura mitológica irlandesa, frequentemente descrita como uma serpente marinha ou um monstro semelhante a um dragão. Essa figura aparece em diversas lendas e contos folclóricos irlandeses, muitas vezes associada à formação de rios e lagos, bem como a histórias de confrontos com santos e heróis.

Lendas 

Uma das lendas mais conhecidas envolvendo o Oilliphéist está ligada à formação do Rio Shannon, o mais longo da Irlanda, com 360 quilômetros de extensão. Segundo a história, o Oilliphéist vivia na Montanha Cuilcagh. Quando soube que São Patrício estava vindo para expulsar todas as criaturas de sua espécie, o monstro fugiu em direção ao oceano, cavando um caminho que deu origem ao leito do Rio Shannon. Em uma versão cômica dessa lenda, durante sua fuga, o Oilliphéist engoliu acidentalmente um gaiteiro bêbado chamado Ó Ruairc (O’Rourke). O gaiteiro, inconsciente de sua situação ou simplesmente indiferente, continuou a tocar suas gaitas de dentro do estômago da criatura. O som incessante irritou tanto o Oilliphéist que ele acabou cuspindo Ó Ruairc de volta, antes de seguir seu caminho para o mar.

Arte de Whelveaway

Outra lenda envolve uma figura chamada Sionnan, neta do deus do mar Manannán mac Lir. Sionnan irritou o Salmão do Conhecimento ao atirar pedras nele. Em vingança, o salmão convocou um Oilliphéist para atacá-la, resultando em sua morte. Essa história também está ligada à formação do Shannon, pois as águas que preencheram o canal cavado pelo Oilliphéist teriam surgido de uma nascente chamada Shannon Pot, criada quando Sionnan comeu o fruto da Árvore do Conhecimento.

Interpretações e Influências

Alguns estudiosos sugerem que as histórias do Oilliphéist e de outras criaturas semelhantes podem ter influenciado lendas posteriores, como a do Monstro do Lago Ness. A ideia de um monstro aquático gigante que habita os corpos d'água da Irlanda parece ter ecoado em outras culturas e mitologias. Além disso, há uma interpretação mais simpática do Oilliphéist. Alguns acreditam que, ao fugir de São Patrício, a criatura não estava apenas tentando salvar a si mesma, mas também reunindo e levando consigo todas as serpentes da Irlanda para protegê-las. Essa teoria sugere que o Oilliphéist teria percorrido o país inteiro antes de chegar ao mar, garantindo que nenhuma serpente fosse deixada para trás.

Arte de Joon suk Park

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby