Cronos (em grego: Κρόνος, por vezes confundido com Chronos, Χρόνος), era a divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega e titã, correspondente ao deus romano Saturno. Outra suposição é que poderia estar relacionada com "cornos", sugerindo uma possível ligação com o antigo demónio indiano Kroni ou com a divindade levantina El. Filho de Urano, o Céu estrelado, e Gaia, a Terra, é o mais jovem dos titãs. Após a destituição e "aposentadoria" compulsória de Urano (a pedido de sua mãe Cronos acabou castrando o pai com um golpe de foice), ele passou a residir no céu e se tornou o novo "rei dos deuses".
A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs que, segundo Hesíodo, constituía a segunda geração divina. Foi durante o reinado de Cronos que a humanidade (recém-nascida) viveu a sua "Idade de Ouro". Uniu-se a uma de suas irmãs, a titânide Réia (gr. Ῥέα), e gerou os primeiros deuses olímpicos: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus. Consta que ele se uniu também à oceânide Fílira e gerou o bondoso centauro Quíron, grande amigo dos mortais, ao contrário dos demais centauros.
Réia era também chamada de mãe dos deuses, talvez porque três de seus filhos (Zeus, Poseidon e Hades) mais tarde controlariam o mundo. Divindade muito antiga, ligada à deusa-mãe, senhora dos animais, e à fertilidade, tem origem provavelmente minóica; seu epíteto é mencionado nas tabuinhas em linear B. Com o intensivo contato dos gregos com as culturas da Ásia Menor, a partir do século -VII, acabou sendo equiparada à deusa frígia Cibele.
O novo déspota
Quando Zeus cresceu, resolveu vingar-se de seu pai, solicitando para esse feito o apoio de Métis - a Prudência - filha do titã Oceano. Esta ofereceu a Cronos uma poção mágica, que o fez vomitar os filhos que tinha devorado. Então Zeus tornou-se senhor do céu e divindade suprema da terceira geração de deuses da Mitologia Grega ao banir os tios Titãs para o Tártaro e afastou o pai do trono, e segundo as palavras de Homero prendeu-o com correntes no mundo subterrâneo, onde foi encontrado, após dez anos de luta encarniçada, pelos seus irmãos, os Titãs, que tinham pensado poder reconquistar o poder de Zeus e dos deuses do Olimpo.
Iconografia e culto
Cronos não era, habitualmente, representado; foi cultuado em épocas muito remotas no sopé do Monte Cronion (Élida), perto do Altis de Olímpia. Réia, raramente representada, era cultuada desde o século -V, em vários lugares, sob a forma de Cibele. Com frequência, ao se referir a ela, dizia-se simplesmente a Mãe. Cibele era geralmente mostrada em um trono, portando uma coroa alta e címbalos, ou então dirigindo um carro puxado por leões.
Quais são os poderes de cronos?
ResponderExcluirE se ele tivesse um filho com uma mortal, quais seriam os poderes do semideus?
primeiro a mortal ia morrer ia c estrupada
ExcluirDeus é mais!!!!
ResponderExcluirO SANGUE DE JESUS TEM PODEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER
TEM PODEEEEEEEEEEEEEER
Aqui não retardado(a)
ExcluirO sangue de Jesus não vai te salvar de nada, uma vez que cada um se salva por sí mesmo. Largue de ser alienado e busque ao autoconhecimento.
ExcluirDeus jamais perderia o tempo dele com alguém lamurioso e medroso como você, caia na real e saia desta ilusão.
Kkkkkkkkk o kra vem com a crença dele aprender sobre cronos... ai mds, tu é autista kra? Kkkk
ExcluirExatamente, pessoas que agem 100% no senso comum me incomodam.
ResponderExcluirHOOOOOOOO YEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
ResponderExcluirMDS gente isso prece ringue quando é apenas para ensinar sobre um deus.
ResponderExcluirPorque ele é o titã do tempo ?Poseidon é o Deus dos mares e controla água, Cronos faz o que ? Espera o tempo passar
ResponderExcluirKsksksks o poder do cara é procastinar
Excluiròtima explanação a respeito dos mitos! Obrigada!
ResponderExcluirObrigado você! Essa postagem será revisada em breve, e ficará muito melhor.
ExcluirO fanatismo religioso e uma merda!
ResponderExcluirO blog e sobre informações de crenças.
O Jesus não passa de uma crença mais nova
Exatamente. Parabéns pela sua racionalidade e bom senso.
ExcluirNão entendi muito bem, Chronos com H e o Cronos sem H são seres diferentes?
ResponderExcluirCronos (sem H) refere-se ao titã, filho de Urano e pai dos deuses olímpicos. Já Chronos (com H) é o deus primordial do tempo, mais atrelado à cosmogonia órfica. Os dois por vezes são confundidos ou mesmo ditos serem o mesmo ser.
Excluir