۞ ADM Sleipnir
Arte de Alexandra Jury |
Outras citações
No capítulo 49, Fulla é uma das divindades que receberam presentes enviados por Balder e Nanna diretamente de Helheim, por intermédio do deus Hermod. Na ocasião, Hermod buscava a libertação de Balder diretamente com a deusa Hel, mas ela impôs a condição de que só o liberaria caso todos os seres vivos chorassem por ele. Hel, entretanto, permitiu que Balder e Nanna enviassem alguns presentes para os vivos: Balder envia a Odin o anel Draupnir (que o mesmo havia colocado em sua pira funerária), e Nanna envia a Frigga um manto de linho e "outros presentes". Destes "outros presentes" enviados, o único item específico mencionado na passagem é um anel de ouro destinado à Fulla.
No primeiro capítulo do Skáldskaparmál, segunda parte da Edda em Prosa, Fulla está listada entre as oito deusas que participam de um banquete noturno realizado para Aegir. No capítulo 19, algumas maneiras poéticas de ser referir a deusa Frigga são fornecidas, uma das quais é como "Senhora de Fulla".
fontes:
- Skáldskaparmál: https://www.sacred-texts.com/neu/pre/pre05.htm
- Norse Mythology A to Z, 3ª edição, de Kathleen N. Daly
- https://en.wikipedia.org/wiki/Fulla
Fulle é um puta nome bonito
ResponderExcluirMe veio uma pergunta, os nórdicos eram povos germânicos, certo? Então, a mitologia Nórdica era comum a todos as tribos germânicas? Se sim, por que não chamar de mitologia germânica e não nórdica?
ResponderExcluirFoi como eu disse nos comentários de outro post: A mitologia nórdica faz parte da mitologia germânica, mas nem toda a mitologia germânica faz parte da nórdica. Ela é um ramo apenas, e embora as duas tenham coisas em comum, não são idênticas.
Excluir