Sif (Sifjar ou ainda Síbia) é a deusa nórdica da colheita e da fertilidade, e a bela mulher de cabelos dourados do deus do trovão, Thor. Uma deusa pertencente à tribo dos Aesir, Sif também é a deusa da habilidade em combate, tendo muito apreço por guerreiros habilidosos. Ela possui ainda a habilidade de se transformar em cisne.
De seu primeiro casamento (com um personagem não registrado em fontes sobreviventes), Sif teve um filho chamado Ullr, que é um deus do inverno. Já com seu segundo marido, Thor, ela teve uma filha, Thrudr, uma deusa da tempestade e das nuvens, cujo o nome também denomina uma das Valquírias (elas podem ou não serem a mesma pessoa).
Mitologia
Sif é mais conhecida na mitologia por seus cabelos longos e dourados, os quais um dia Loki, que simplesmente não conseguia resistir a um pouco de caos e confusão, sorrateiramente entrou em seu quarto e o cortou.
|
Loki cortando os cabelos de Sif |
Ao acordar, Sif se deu conta de que havia perdido seu cabelo, e horrorizada, além de soluçando e chorando muito, se isolou de seu marido e dos demais deuses. Furioso, logo Thor se deu conta de que isso havia sido obra de Loki, e pondo as mãos no deus trapaceiro, ameaçou matá-lo caso não restituísse os cabelos de sua esposa. Jurando resolver a situação, Loki foi até os anões filhos de Ivaldi e os persuadiu a fazerem não só um novo cabelo para Sif, feito de ouro puro, mas também um navio mágico (Skidbladnir) e uma lança (Gungnir). Mas Loki não conseguiu resistir empurrando sua sorte, e fez uma aposta com outros dois anões, Brokk e Eitri, desafiando-os a fazer melhores tesouros.
Loki estava tão certo do resultado que ele havia deixado sua cabeça a prêmio. Subestimando as habilidades dos anões (ou a profundidade do seu ódio por ele), de repente, percebeu com um choque que Brokk e Eitri estavam ganhando! Em desespero, ele se transforma em uma mutuca, mordendo e importunando os anões enquanto eles trabalhavam. Apesar disto, Brokk e Eitri conseguiram produzir três tesouros, entre os quais o mais famoso é o Mjolnir, que seria dado ao deus Thor.
|
Sif e Thor |
Os deuses foram então chamados a julgar a disputa e declararam Brokk e Eitri os vencedores. Loki rapidamente desapareceu. Quando ele foi localizado ele foi entregue aos irmãos anões, e desta vez Loki concordou que eles tinham o direito de ter sua cabeça, mas a aposta não havia dito nada sobre seu pescoço. Frustrados com esta "lógica", os anões se contentaram em costurar os lábios de Loki.
O novo cabelo dourado foi dado a Sif, e magicamente cresceu de sua cabeça como se fosse natural. Seu cabelo dourado é dito representar o trigo do verão que está desfalcado no tempo de colheita. Dizem que em noites quentes de verão, quando Thor e Sif fazem amor, raios caem sobre os campos e aceleram o amadurecimentos dos grãos.