۞ ADM Sleipnir

O Quibungo (também Kibungo ou Xibungo) é uma das criaturas mais assustadoras do folclore brasileiro. A lenda é na verdade de origem africana, e teria chegado ao Brasil por intermédio de escravos bantos oriundos da Angola e acabou sendo incorporada ao folclore baiano. Na Angola e também no Congo, o nome quibungo significa "lobo", mas também pode ser interpretado como "ladrão" ou "invasor".
O Quibungo é uma espécie de bicho-papão que gosta de devorar crianças arteiras e desobedientes. Sua lenda é similar a de outros bichos-papões, como o Velho do Saco, porém o diferencial está em sua aparência medonha. Ele é descrito como uma criatura metade homem, metade animal, possuindo uma cabeça enorme e um buraco ou boca enorme em suas costas. Esse buraco/boca se abre quando ele abaixa a cabeça, e ele o utiliza para devorar as crianças desobedientes.
Apesar de sua temível aparência, o Quibungo não é muito inteligente, tampouco esperto. Ele também é medroso e bastante covarde, talvez por conta de sua vulnerabilidade. Um Quibungo pode ser morto como se fosse um humano comum, seja com facadas, pauladas, armas de fogo, etc.

fontes:
- http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folclore_quibungo.htm
- "As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro" de A. S. Franchini
Quibungo
.jpg)

MELHOR POST DEPOIS DO MAPINGUARI, GOSTO MUITO DO FOLCLORE BRASILEIRO GOSTARIA DE VER MAIS CONTEÚDO SOBRE O ASSUNTO, MAS SEI COMO È DIFICIL ACHAR
ResponderExcluirBrasil bizarro... o bicho comia de costas hehe.
ResponderExcluirUou, louco...bom, pelo menos eh vulnerável
ResponderExcluirRayssa
muito legal saber mais sobre o folclore brasileiro
ResponderExcluirSe eu ainda fosse pequena esse bicho teria me devorado!
ResponderExcluirSite Horrível!
ResponderExcluirPq você acha isso?
ExcluirConheço o blog há muitos anos. Eu gosto muito de folclore e pesquiso bastante para escrever minhas histórias (nem todas são inspiradas no folclore, mas mesmo assim estudar e ler sobre folclore me ajuda a criar uma clima fantástico que é ao mesmo tempo sombrio e misterioso). Perdi as contas de quantas vezes minhas pesquisas na internet convergiram para o Portal dos Mitos. Deve ser um trabalho bem árduo pesquisar e coletar fontes folclóricas, sobretudo no Brasil, em que o folclore dos povos originais e os contos de origem africana sofreram um processo de "apagamento" e deturpação ao longo da história.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Éder. Realmente dá muito trabalho, e eu sou uma pessoa que não gosta de publicar nada sem pesquisar muito a respeito.
ExcluirEsse blog é um farol no mar da internet para os amantes de folclore e mitologia. Perdi as contas de quantas vezes, navegando em busca de informações para as minhas pesquisas, acabei parando nestas praias. Desta vez, o que me trouxe aqui foi uma lenda sobre o Quibungo e uma Aranha.
ResponderExcluir