۞ ADM Dama Gótica
Na mitologia grega, os Campos Elísios (em grego, Ἠλύσιον πέδιον, transl. Êlýsion pédion) é o paraíso, um lugar do mundo dos mortos governado por Hades, oposto ao Tártaro (lugar de eterno tormento e sofrimento). Em algumas versões, é cercado por um muro gigantesco, parecido com o muro das lamentações, para separá-lo do Tártaro.
Nos Campos Elísios, estão as almas dos heróis, sacerdotes, poetas e deuses. Lá os homens virtuosos repousavam dignamente após a morte, rodeados por paisagens verdes e floridas, dançando e se divertindo noite e dia, descrição semelhante ao céu dos cristãos e muçulmanos.
Hades moraria num palácio nos campos elísios com sua esposa Perséfone, e era ajudado por dois deuses que ficavam nos Campos, Tânatos, o deus da morte e Hipnos, o deus do sono.
O palácio era circundado por um bosque de álamos e salgueiros estéreis. O solo era recoberto de asfódelo, uma planta das ruínas e dos cemitérios. Lá havia um vale por onde corria o rio Lete e onde as almas dos que iam voltar a Terra esperavam por um corpo, no momento devido. Em algumas versões o palácio de Hades ficava junto ao tribunal de julgamento. Certas versões obsoletas colocam o juiz Radamanto como cuidando dos campos elísios, e um de seus servos, seria Cronos, anteriormente o líder dos titãs, um deus maligno e cruel, mesmo assim Cronos nunca incomodou ninguém no paraíso.
Nesse paraíso corriam dois rios, o rio Estige (o rio da imortalidade), que aparece em várias lendas e uma delas é quando a nereida Tétis tentou tornar Aquiles imortal mergulhando-o neste rio, porém, ao mergulhá-lo, segurou-o por um dos calcanhares e assim, esta parte ficou vulnerável, podendo levá-lo à morte; e o rio Lete, (o rio do esquecimento). Segundo versões, seus habitantes ficavam ali por 1000 anos, até suas memorias terrenas serem apagadas. Depois disto, esqueciam-se de toda a sua vida (provavelmente bebendo a água do rio Lete) e reencarnavam em outros corpos humanos ou animais.
Elísio é um nome obscuro e misterioso, que pode ter evoluído de uma descrição de um lugar ou pessoa atingido por um raio, ἐνηλύσιον (enêlýsion). Alguns estudiosos também sugeriram que o elysion grego pode, ao invés disso, ter vindo do termo egípcio ialu (anteriormente iaru), que significava "juncos", numa referência específica aos "campos de junco" (em egípcio sekhet iaru / ialu), uma terra paradisíaca de fartura onde os mortos esperavam passar a eternidade.
As pessoas que residiam nos Campos Elísios tinham a oportunidade de regressar ao mundo dos vivos, porem raramente o faziam devido a sua nova vida feliz nos campos.
ajudou muito na minha pesquisa, valeu demais.
ResponderExcluircara...muito bom e isso ajuda muito no trabalho de religião .parabens vou ler as outras aqui.
ResponderExcluirLendo o texto so me lembrei de Cavaleiros do Zodíaco kkk
ResponderExcluirNé kkkkkk
ResponderExcluirSe fosse eu também não retornaria para a vida terrena kkkk
ResponderExcluirOi, alguém sabe me falar se tem como um deus morrer? (Vi escrito no texto que campos Elíseos são lugar de descanso pra deuses também)
ResponderExcluirNão. Deuses gregos não podem ser mortos, foi um erro q passou despercebido mas estarei revisando o texto e corrigindo. Obrigado!
ExcluirNa verdade é sim um descanso para Deuses, mais não significa que estão mortos, mais sim descansando, Tantos e hipnose, se consideram Deuses, por isso descansam lá
ExcluirOi, tudo bem? Eu poderia usar o seu texto na minha história? Eu gostaria de pegar os detalhes para enriquecer mais o meu texto. Pode responder por email : lolamilnatica@gmail.com
ResponderExcluirObrigada
Pode sim, sem problemas
Excluir