۞ ADM Sleipnir
Arte de Mari Morgan |
Corpo-Seco (também conhecido como Unhudo em algumas regiões) é uma criatura pertencente ao folclore brasileiro. Sua lenda teve origem em meados do séc. XX, e é bem conhecida no interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais e também nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Existem várias versões de sua lenda. Uma delas conta que o Corpo-Seco foi um homem muito mal durante a vida, que vivia brigando com as pessoas, além de maltratar a própria mãe. Após sua morte, este homem se tornou uma criatura grotesca e maligna, cujo propósito é o de punir todos aqueles que respondem ou maltratam suas mães, como ele o fez um dia. O Corpo-Seco se camufla no tronco das árvores, à espera de que alguma vítima passe próximo a ela, e então pula nela e suga todo seu sangue e transformando-a em um Corpo-Seco também. Caso ninguém passe por perto da entidade por muito tempo, ele acaba morrendo de fome, ficando igual a uma árvore seca. Dizem que é por essa razão que existem muitas árvores mortas com aspectos humanos.
Arte de Gustavo Rinaldi |
Outra lenda sobre o Corpo-Seco diz que ele teria sido um homem muito egoísta e mesquinho durante a vida. Ele cultivava uma variedade enorme de frutas e grãos em sua fazenda, e durante uma época de estiagem onde diversas pessoas estavam passando fome, ele se negou a dividir seus estoques que havia guardado em grande quantidade. Os populares se revoltaram e em meio a briga o fazendeiro acabou morrendo vítima de um infarto. Mesmo após a morte, ele não teria descansado. Sua raiva só aumentou e no fim acabou transformando-se em uma criatura cruel e vingativa. Diz a lenda que a a criatura fica nas matas a espera de qualquer um que cruze seu caminho e jamais deixa que outras pessoas se aproximem de árvores frutíferas, ás quais ele considera serem sempre de seu antigo pomar.
Em Ituiutaba, Minas Gerais, há ainda uma outra variação da lenda. Dizem os populares que o corpo de uma mulher que havia sido enterrada no cemitério municipal não permanecia no fundo da cova mais do que algumas horas. Segundo os mesmos, a terra expulsava o corpo. Era como se a terra repelisse o corpo da mulher. Os bombeiros teriam sido chamados e na falta de uma explicação (e de uma solução) os bombeiros teriam levado o corpo da mulher para uma caverna localizada em uma serra ao sul do município e lá teriam deixado o cadáver para que encontrasse o descanso eterno. De acordo com os moradores que ousam andar pela estrada de terra que fica a margem da serra, é possível escutar lamentos e gritos de uma mulher vindos de dentro da caverna. A serra onde se encontra a caverna ficou conhecida como a "Serra do Corpo-Seco".
nas historias que li dizia que a pessoa era tão má que até a terra rejeitou, cuspindo o corpo para fora, fazendo com que as pessoas jogassem o corpo no mato
ResponderExcluirAdoro o blog e o jeito que vocês contam as lendas e os mitos mas, sou de Ituiutaba e nas versões que ouço da lenda ou que meus familiares contam é que o corpo-seco era um homem que respondia e agredia a mãe, foi amaldiçoado no dia que a chicoteou, foi rejeitado pelo céu, pelo inferno e pela terra e só existe um que fica na Serra do Corpo-Seco!
ResponderExcluirMeus tios dizem que já viram em algum lugar da serra um caixão onde ficaria o corpo dele!
Uns amigos do meu pai, pra provar que a lenda não existe, deram uma FESTA no topo da Serra do Corpo-Seco, uma FESTA! e nada aconteceu!
eu tambem ouvi esta versão
Excluiramo terror menos o boneco assassino mas essa história foi um pesquisa escolar sobre artes foi a q eu mais gostei desde o 4 ano q eu ouso falar sobre essa história .
ResponderExcluirCaçador de Otaku?
ResponderExcluirDa muito medo mesmo.😱😱
ResponderExcluirEu não tô com medo n
Excluir-"Meu Deus do céu tio" : Celsinho, sobrinho de Sandro Silva, caça sobrenatural.
ResponderExcluir"O vá se lasca home" : Odair, caça sobrenatural.