20 de novembro de 2017

Uchchaihshravas

۞ ADM Sleipnir

Arte de Lucía Vásquez de Prada

Uchchaihshravas (em sânscrito: उच्चैःश्रवस्, "Orelhas longas" ou "Aquele que relincha alto") é um cavalo branco de sete cabeças da mitologia hindu, considerado o rei dos cavalos. Ele é frequentemente descrito como um vahana (montaria) de Indra, o deus rei dos céus, mas também é dito ser o cavalo de Bali, o rei dos demônios. 

De acordo com o Bhagavad Purana, Uchchaihshravas surgiu durante o episódio do Samudra Manthan ("a agitação do oceano de leite"), juntamente com outros tesouros como a deusa da fortuna, Lakshmi, consorte do deus Vishnu e Amrita, o elixir da vida. A história também aparece em outras obras védicas, como o Vishnu Purana, RamayanaMahabharataMatsya Purana e Vayu Purana.


O épico Mahabharata menciona uma aposta entre Vinata (mãe de Garuda) e Kadru (mãe das serpentes (nagas)), irmãs e esposas do sábio Kashyapa, a respeito de qual seria a cor de sua cauda. Um dia, enquanto avistavam Uchchaihshravas à distância, Kadru perguntou à irmã sobre qual era a cor dele. Vinata respondeu-lhe que Uchchaihshravas era branco, e Kadru concordou, porém disse a Vinata que a cauda dele era preta, e propôs a ela uma aposta: elas observariam o cavalo de perto e se a cauda dele fosse realmente branca Vinata venceria, caso contrário, Kadru venceria. A perdedora se tornaria escrava da vencedora.

As irmãs decidiram esperar até o dia seguinte, quando observariam o cavalo a uma distância próxima para decidir quem ganhou. Kadru queria ganhar a aposta a qualquer custo, então chamou seus mil filhos serpentes e ordenou que cobrissem a cauda de Uchchaihshravas de modo que ela parecesse ser preta.

Kadru e Vinata passaram a noite inquietas, e assim que amanheceu, foram até o local onde Uchchaihshravas estava passando. Ao se aproximarem, viram que o corpo dele era tão branco quanto a luz da lua, mas sua cauda era preta. Completamente pálida, Vinata aceitou a derrota, e tornou-se escrava de Kadru.

O Devi Bhagavata Purana narra que, uma vez Revanta, filho do deus-sol Surya, foi até a residência do deus Vishnu, montando Uchchaihshravas. Ao ver o cavalo, Lakshmi ficou completamente encantada por ele, tanto que ignorou uma pergunta feita por Vishnu. Vishnu então pune Lakshmi, amaldiçoando-a a renascer como uma égua em sua próxima vida.

Arte de Nina Pommelin (shinoart)



‌CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby