17 de abril de 2019

Kubikire-uma

۞ ADM Sleipnir


Kubikire-uma (em japonês: 首切れ馬 ou クビキレウマ, lit. "cavalo de cabeça cortada"; também conhecido como Kubinashi-uma (em japonês 首なし馬, "cavalo sem cabeça") é um yokai do folclore japonês. Lendas sobre ele estão presentes em várias regiões do Japão, com destaque para Shikoku—especialmente na província de Tokushima—e em Fukui, embora os detalhes variem significativamente.

Geralmente descrito como um cavalo decapitado, o Kubikire-uma às vezes surge sozinho, vagando por estradas ou encruzilhadas, onde ataca e morde pessoas (mesmo sem possuir uma cabeça). Em outras versões, ele aparece carregando entidades como uma divindade, um humano decapitado ou o yokai Yagyō-san. Algumas narrativas associam sua aparição a datas específicas, como a véspera do Ano Novo ou o início da primavera, quando certas divindades visitariam o mundo humano.


O encontro com o Kubikire-uma geralmente pressagia má sorte, mas em lugares como a cidade de Tamagawa (Ehime), acreditava-se que ele trazia bons presságios. Suas origens são explicadas por diversas lendas: em uma delas, seria o espírito vingativo de um cavalo decapitado por ciúmes após ser favorecido por uma princesa; em outra, teria sido morto ao lado de um monge peregrino (roppu) ou assassinado por ladrões que invadiram um templo.


fontes: 

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE


Postagem revisada e atualizada em 20/04/2025
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Que semelhança com a Mula sem cabeça! Mas considerando que a última está fortemente ligada à cultura cristã de Portugal, me pergunto como veio esse yokai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Única semelhança que vejo neles é a física mesmo, de resto não tem nada a ver uma com a outra.

      Excluir
    2. Na real não tem a menor semelhança, porque a mula-sem-cabeça TEM CABEÇA kkkkkkkk

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby