Arte de Deer-in-headlights |
Os Lamassu (também Lammasu, Lamasu ou Shedu) são divindades protetoras pertencentes à mitologia do Antigo Oriente Médio. Eles são descritos e representados na arte como criaturas híbridas, com o corpo de um touro ou leão (simbolizando força), as asas de uma águia (simbolizando liberdade e velocidade), e a cabeça de um homem barbudo (simbolizando alta inteligência).
Arte de Saeed Jalabi |
Como estátuas colossais encontradas nas ruínas das antigas cidades da Babilônia e Assíria, os Lamassu eram posicionados como guardiões das entradas dos palácios reais. Imagens de Lamassu também foram gravadas em tábuas enterradas sob o limiar das portas. As esculturas de Lamassu têm dois aspectos - quando vistas de frente, parecem estar em guarda; quando vistas de lado, parecem estar caminhando para a frente.
Na mitologia mesopotâmica, Lamassu ajudam as pessoas a combaterem o caos e o mal. Todos os dias, eles mantêm os portões do amanhecer abertos para que o deus do sol Shamash possa subir e também ajudam a suportar o peso do disco solar.
Arte de Morteze |
fonte:
- The Mythical Creatures Bible: The Definitive Guide to Legendary Beings, Por Brenda Rosen;
Criaturinha curiosa... Eles a viam como algo bom mesmo tendo uma aparência tão diferenciada. Eu adoraria conversar com um babilônio da época para tentar descobrir o que eles consideravam medonho ou agradável!
ResponderExcluir