O Cavalo do Pensamento é uma criatura encantada única das lendas portuguesas. Ele é descrito como sendo um cavalo com asas de morcego e capaz de expelir fogo pela boca e pelas narinas. Quando não está por ai voando em alta velocidade pelos céus, ele costuma viver em grutas no alto das montanhas. Ele possui ainda o poder de reunir nuvens e provocar tempestades.
Seu nome, Cavalo do Pensamento, se dá pelo fato de que ele surge diante daqueles que o chamam, o que segundo as histórias pode ser feito pensando-se nele com muita intensidade. Ele não pode ser considerado uma criatura boa ou má, pois existem relatos de que teria destruído alguns povoados com seus poderes, apenas por capricho próprio.
Cavalum
Na Ilha da Madeira, em Portugal, existe um conjunto de grutas conhecidas como as Furnas do Cavalum. Uma história famosa na região conta que lá está aprisionado um monstro, chamado Cavalum, que possui forma de cavalo, asas de morcego, e expele fogo pelas narinas. .
Segundo a lenda, nos tempos em que o Cavalum andava à solta, ele resolveu bater à porta de uma igreja para falar com Deus. Quando Deus lhe perguntou o motivo, o Cavalum respondeu: "Quero propor um desafio. Destruirei esta igreja e todas as pessoas que vivem na vila, e quero ver se você é capaz de me impedir."
Deus mandou-o embora dizendo-lhe que não tinha paciência para tais brincadeiras. o Cavalum então reuniu o vento e as nuvens e provocou uma grande tempestade sobre o povoado. Do alto do penhasco, o Cavalum relinchava de satisfação perante a aflição das pessoas. Deus não mexeu um único dedo, pensando que o Cavalum logo se cansaria de sua brincadeira, porém a tempestade agravou-se, arrasando casas e campos. O crucifixo da igreja foi pelos ares até ao mar.
Irritado com a insistência do Cavalum, Deus resolveu agir. Primeiro, fez com que um barco encontrasse o crucifixo. Depois, chamou o sol para afastar a tempestade. Para não ser mais incomodado pelo monstro, Deus decidiu aprisionar o Cavalum nas grutas, onde ainda nos dias de hoje, pode se ouvir os seus protestos em dias de chuva.
fontes:
- Bestiário Tradicional Português, de Nuno Matos Valente, Natacha Costa Pereira;
- https://www.instagram.com/mythical.creaturologist/
Essa é minha criatura favorita do folclore português.
ResponderExcluirGostei desse Poster.
ResponderExcluir