17 de setembro de 2025

Manguda

۞ ADM Sleipnir

Manguda é uma figura lendária do imaginário popular de São Luís, no Maranhão, surgida no final do século XIX. Descrita como uma aparição fantasmagórica — trajando roupas brancas de mangas longas e largas, rosto encoberto por máscara e cabeça luminosa ou envolta em fumaça —, a Manguda ficou associada às noites escuras da capital maranhense, então uma cidade provinciana com iluminação precária.

Origem 

A lenda teve origem em uma farsa arquitetada por comerciantes envolvidos no contrabando de mercadorias, sobretudo tecidos europeus, introduzidos em São Luís sem o pagamento de tributos. Para despistar a fiscalização e proteger descargas feitas em portos alternativos — como o do Jenipapeiro, próximo à residência do poeta Joaquim de Sousândrade —, os contrabandistas recorriam a disfarces assustadores.

Vestidos com longos chambres brancos e mascarados, circulavam pelos bairros dos Remédios e da Praça Gonçalves Dias, produzindo a ilusão de aparições sobrenaturais. O temor causado pela Manguda teria servido para afastar moradores, transeuntes e até soldados das áreas utilizadas para o contrabando.

Repercussão

A personagem logo ganhou notoriedade, sendo incorporada ao repertório popular da cidade. Jornais locais noticiaram os episódios, e o historiador Jerônimo de Viveiros registrou versos atribuídos a Luís Domingues sobre o tema, publicados originalmente no jornal A Cruzada. Neles, a Manguda surge como uma entidade capaz de amedrontar guardas e facilitar a ação dos contrabandistas. Com o passar do tempo, a lenda perdeu seu vínculo direto com atividades ilícitas e consolidou-se como narrativa de assombração típica das noites de São Luís, contada tanto a crianças quanto a adultos como parte do folclore urbano da cidade.


fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby