۞ ADM Sleipnir
Citipati (sânscrito: चितिपति), pronunciasse Chitipatí, também chamados de Shmashana Adhipati) é uma divindade protetora e colérica presente no budismo tibetano e no budismo vajrayana da Índia. Ela é formada por uma dupla de esqueletos, um masculino e outro feminino, representados dançando freneticamente com seus membros entrelaçados dentro de um halo de chamas.
De acordo com a lenda, eles foram originalmente dois ascetas que atingiram um estado de meditação tão profundo que não perceberam que haviam se tornado alvos do ataque de um ladrão. Eles foram roubados e decapitados pelo ladrão sem esboçarem nenhuma reação, mas devido a forma como morreram, os ascetas alcançaram a iluminação (o que geralmente é simbolizado por um terceiro olho em suas testas) e se transformaram em Citipati. Desde então, eles têm sido ferozes inimigos de ladrões e de outros criminosos, tendo jurado vingança eterna contra eles.
Citipati são também protetores dos cemitérios, sendo conhecidos como Senhores do Cemitério ou Senhores do Crematório. Eles não podem deixar os cemitérios e só podem ter em suas mãos os ladrões que passam por eles. Enquanto esperam pela passagem de criminosos, os Citipati passam seu tempo dançando e soprando chifres sonoros, um ritual reencenado por monges tibetanos duas vezes por ano. Sua dança também serve como um símbolo de morte e renascimento. Sua forma esquelética é um lembrete da impermanência da vida e da mudança eterna.
Em vez de outras mitologias eu classificaria como mitologia tibetana ou hindu pois assim abre espaço para novas categorias
ResponderExcluirPretente trazer Jack o Estripador e La Catrina ou Santa Muerte?
ResponderExcluirSim, principalmente o Jack
Excluir