۞ ADM Sleipnir
Arte de Jack Frin |
Ulishitsa (russo Улишица, transl. de Ulišyca; também conhecida como Vujma) é um demônio noturno feminino pertencente ao folclore bielorrusso. Ela é descrita como tendo olhos vermelhos, nariz achatado, uma boca grande cuja abertura vai até as orelhas, além de rabo e pelos de vaca. Às vezes, ela aparece sob a forma de um javali com seis patas.
De acordo com o folclore, durante as comemorações de Ivana Kupala (“noite de Kupala”), dois espantalhos são colocados em palitos, depois banhados e lavados no rio, para depois serem acesos em chamas. Após todo o ritual, caso esses espantalhos caíssem, isso é recebido pelos presentes como um sinal de infortúnio iminente. As pessoas então enrolam os espantalhos com um laço e os atiram no rio, para que “se afoguem”.
Ás vezes, no entanto, um desses espantalhos é levado pelo rio e de alguma forma acaba indo parar em terra firme. Se esse espantalho ficar nesse local por muitos meses (dizem que a quantidade é igual a mesma de pessoas que participaram da noite de Kupala), então ele ganhará vida e se transformará em uma Ulishitsa.
Arte de Belarusianmonsters |
Hábitos
Ulishitsas costumam habitar em florestas e cemitérios, mas às vezes se instalam em antigos moinhos. Elas adoram assustar as pessoas, muitas vezes andando pelas aldeias durante a noite enquanto emite um terrível gemido. Elas também torturar suas vítimas até a morte por meio de cócegas.
Reanimando os mortos
Conta-se que Ulishitsas possuem o poder de reanimar os mortos, mesmo que temporariamente. Uma história fala sobre uma Ulishitsa que entrou em um cemitério, levantou o morto de um caixão e então começou a falar com ele. Eles se sentaram juntos sobre a sepultura e choraram, e ao primeiro raio da aurora o homem morto retornou à sua sepultura, e a Ulishitsa foi embora.
Arte de Masha Kuravcova |
fonte:
Então foi ela que criou o gemidão do ZAP?
ResponderExcluir