۞ ADM Sleipnir
![]() |
Arte de Anastasiia Syrovatko |
Askafroa (sueco: "esposa da árvore de freixo"; também conhecida como Askefrue em dinamarquês e Eschenfrau em alemão) é uma criatura lendária do folclore escandinavo e possivelmente germânico, com características similares às hamadríades da mitologia grega. Considerada a guardiã ou deidade tutelar da árvore de freixo, a Askafroa era vista como uma entidade maliciosa, acreditando-se que causava diversos danos caso não fosse apaziguada por meio de sacrifícios realizados em sua honra.
De acordo com registros do estudioso sueco Hyltén-Cavallius na obra etnográfica Wärend och Wirdarne (1864), havia a crença em uma entidade feminina que habitava a árvore de freixo na região de Ljunit Hundred. Os anciãos da comunidade realizavam sacrifícios à Askafroa na manhã da Quarta-feira de Cinzas. Antes do nascer do sol, derramavam água sobre as raízes da árvore enquanto recitavam: "Nu offrar jag, så gör du oss ingen skada", traduzido como "Agora eu sacrifico [para você], para que você não nos cause nenhum mal". Segundo Hyltén-Cavallius, também se acreditava que quebrar galhos ou ramos da árvore de freixo resultava em doenças para quem cometesse tal ato.
![]() |
Arte de Henry Aporte |
fontes:
- ROSE, C. Spirits, Fairies, Gnomes and Goblins. [s.l.] ABC-CLIO, 1996.
- HYLTÉN-CAVALLIUS, G. O. Wärend och wirdarne, ett försök i svensk ethnologi. 2 deler. [s.l.] Norstedts förlag, [s.d.]. p. 310
- SHEPARD, T. Askafroa. Disponível em: <https://arcanebeastsandcritters.wordpress.com/2018/04/22/askafroa/>.
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.