2 de junho de 2025

Aghasura

۞ ADM Sleipnir


Aghasura (em sânscrito: अघासुर) é um asura (demônio) da mitologia hindu, conhecido principalmente por seu papel em uma das narrativas épicas do Bhagavata Purana. Ele era um dos generais do tirano rei Kamsa, governante de Mathura, e irmão mais velho dos demônios Putana e Bakasura

O Encontro com Krishna e a morte de Aghasura

Segundo o Bhagavata Purana, Kamsa, determinado a eliminar Krishna após várias tentativas frustradas, envia o demônio para cumprir a missão. Motivado pela morte de seus irmãos, Putana e Bakasura, que também haviam falhado em matar Krishna, Aghasura parte para Vrindavan com a intenção de vingar sua família. Usando seus poderes ilusórios, Aghasura transforma-se em uma colossal serpente, estendendo-se por oito milhas de comprimento. Ele posiciona-se com a boca aberta contra uma montanha, criando a aparência de uma caverna convidativa. Curiosos, os jovens pastores e o gado de Vrindavan entram na "caverna", sem perceber que estão caminhando direto para a boca do demônio. Quando todos estão dentro, Aghasura fecha a boca, aprisionando-os.

Krishna, percebendo o perigo, decide agir. Ele entra na boca do demônio e começa a expandir seu próprio corpo divino. Aghasura, tentando resistir, também aumenta seu tamanho, mas não consegue acompanhar a expansão acelerada de Krishna. A pressão interna fez com que os olhos do demônio saltassem para fora, e sua força vital, sem ter por onde escapar, explodiu através de um buraco no topo de sua cabeça, resultando em sua morte. Assim, Krishna acaba resgatando os jovens pastores e o gado, todos ilesos.

Representações

Aghasura é frequentemente retratado em esculturas e relevos em templos hindus, especialmente em narrativas visuais que celebram as façanhas de Krishna. Uma representação notável pode ser encontrada no templo de Lokeśvara, onde ele aparece como uma escultura no segundo pilar da metade sul do maṇḍapa (pavilhão). A cena retrata Krishna derrotando o demônio: com uma mão, ele segura Aghasura para impedir sua fuga, enquanto com a outra desfere golpes poderosos. Ao lado do demônio, uma figura feminina é esculpida de mãos postas, possivelmente representando uma Gopī (pastora) ou Yashoda, a mãe adotiva de Krishna, maravilhada com as ações sobrenaturais de seu filho. Atrás de Krishna, está Balarama, seu irmão mais velho, segurando seu hala (arado), pronto para auxiliar se necessário.


fontes:

‌CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby