۞ ADM Sleipnir
Mantícora é uma criatura mitológica, semelhante às quimeras, com cabeça de homem - por vezes com chifres, três afiadas fileiras de dentes de ferro e com voz trovejante - e corpo de leão (geralmente, com pêlo ruivo) e cauda de escorpião ou de dragão com a qual pode disparar espinhos venenosos. Em algumas descrições, aparece com asas, variando as descrições, no que diz respeito às suas dimensões: desde o tamanho de leão até ao de cavalo.
A mantícora foi mencionada pela primeira vez nas anotações sobre a Índia de Ctésias, médico grego que trabalhou na corte do imperador persa Artaxerxes II, no século IV a.C. Chamou-a, na verdade, de martícora (grego martikhoras), palavra derivada do persa martya, "homem" e xvar, "comer", ou seja, papa-homens. Bestiários medievais às vezes também lhe dão o nome pseudo-grego de baricos.
Segundo o historiador grego Pausânias (século II d.C.), a mantícora seria, na realidade, uma descrição deformada e exagerada do tigre indiano.
O nome "mantícora" veio de um engano cometido pelo copista na cópia do tratado de zoologia de Aristóteles lida pelo escritor e naturalista romano Plínio, o Velho, que difundiu o erro para os autores posteriores.
Plínio descreveu a mantícora como um animal indiano com rosto e orelhas humanos, olhos glaucos (cinzentos, verdes ou azuis), uma tripla fileira de dentes que se encaixam como em um pente, um corpo de leão, de cor vermelha, e uma voz que parece a mistura de uma flauta de Pã com uma trombeta. Sua cauda tem um ferrão como o de um escorpião, é muito rápido e tem um apetite especial por carne humana.
Nos bestiários medievais, além de um ferrão venenoso de 50 cm que mata instantaneamente, a mantícora tem espinhos de cerca de 30 cm e a grossura de um junco, que pode lançar à distância como se fossem dardos e podem matar qualquer criatura, exceto o elefante.
Algumas representações modernas da mantícora em obras de fantasia e RPGs acrescentam-lhe asas, que não fazem parte da concepção tradicional do monstro.
Muito legal essa forma de explicação, bem legal mesmo.
ResponderExcluirMuito interessante mais uma criatura para minha coleção kkkkk
ResponderExcluirEu irei fazer as lendas virarem realidade tudo o que os cientistas irão dizer que não existe eu irei fazer existir , irei mostrarvos que o mundo vai além da nossa imaginação e nem tudo tem explicação
ResponderExcluirLeia "Frankenstein", de Mary Shelley antes.
Excluir👏👏👏👏
ResponderExcluirAcho muito fascinante o mundo dá mitologia, gosto muito de estudar--las 👍
ResponderExcluir