Lorelei (Loreley, Loreli) é uma lendária ninfa/sereia presente no folclore alemão, e que de acordo com as lendas, entoava um irresistível canto durante as noites de lua cheia, fazendo os navegantes esquecerem o leme e conduzirem seus barcos contra as rochas.
História
Originalmente, ela era uma mulher extraordinariamente bela, que vivia na cidade de Bacharach-sur-le-Rhin. O seu maior prazer era sentar-se num rochedo perto da margem, e pentear o seu longo cabelo louro, contemplando o seu reflexo na água e cantando uma canção cujo refrão dizia:
- Lorelei, Lorelei, Lorelei!
Lorelei era tão bela, que todos os homens se apaixonavam por ela. Todos sucumbiam aos seus encantos e ela não conseguia recusar os seus avanços. Era uma causa permanente de escândalos na pequena cidade, tanto mais que a maioria dos seus amantes, não suportando que ela não lhes desse o seu amor exclusivo, caíam em languidez, e às vezes suicidavam-se. Em breve, a Igreja soube do sucedido, e o Bispo persuadido que Lorelei era uma criatura do demónio, instrui-lhe um processo de feitiçaria. Interrogou-a longamente em tom severo, mas Lorelei respondeu-lhe com tal franqueza e inocência, que o austero Bispo, sentindo-se tocado no fundo do coração, deixou em liberdade a bela feiticeira. Esta todavia, pôs-se a chorar, dizendo:
- Não posso continuar a viver assim! A minha beleza traz a desgraça a todos os homens. Quanto a mim, apenas amei um homem e foi o único que me abandonou.
O Bispo cheio de pena, propôs a Lorelei que fosse para um convento, para se dedicar a Deus. Ela aceitou com o coração oprimido e pôs-se a caminho, acompanhada por três cavaleiros que lhe serviam de escolta. Chegados a uma falésia que dava para o Reno, ela disse-lhes:
- Deixem-me contemplar, uma ultima vez, o Reno, para que possa lembrar-me dele na minha cela.
Escalou o rochedo, e do cimo, viu um barco que vogava no Reno, então gritou: - Olhem este barco! O barqueiro é o homem que amo, o amor da minha vida! E em seguida, atirou-se ao Reno, sem que nenhum dos três cavaleiros a pudesse impedir.
Desde esse dia, cada vez que um barqueiro do Reno, entra no porto, julga ver, Lorelei, transformada em sereia e a chorar, sentada nos rochedos, penteando os seus longos cabelos de ouro. E ouvem-se ao longe vozes, que dizem: - Lorelei! Lorelei! Lorelei! São as vozes dos impotentes cavaleiros, que assistiram á morte de Lorelei.
fonte:
Posta sobre Agartha e Shambala :D
ResponderExcluirAproveitando seu comentario, queria muito q vcs do Portal dos Mitos postassem sobre Ajatar, Illithids, Beholders, a Bruxa da Bruma, Samigina, cocatriz....E ah, continuem assim, um dos melhores blogs q já vi, organizado, histórias completas e imagens fantásticas. Desejo q o blog de vcs ganhe mais e mais sucesso :D
ResponderExcluirEssa história de Lorelei é incrível, vim pela música de Ladies' Code que me fez questionar quem era Lorelei e me apaixonei pela história dela, muito obrigada por postarem, amei o modo como escreve. Obrigada!
ResponderExcluirObrigado você!
ExcluirEu vim pela música do Theatre of Tragedy - Lorelei
ExcluirSó eu que acho essa ultima imagem estranha?
ResponderExcluirQue lindo esse portal, gente! Amei! Gosto demais de todo tipo de literatura.
ResponderExcluirEncontrei minha segunda casa :)
ResponderExcluirótimo blog!
Obrigado! Seja bem vindo!
ExcluirMais uma vez, aqui estou me deliciando com a magia da mitologia. Grata, Sleipnir!
ResponderExcluirEu que agradeço a visita! Volte sempre!
ExcluirMuito bom. Ouvindo uma música me lembrei de Lorelei. Foi de histórias em quadrinhos da infância. E vim confirmar e achei o site.
ResponderExcluirBonita lenda
ResponderExcluirConheci a cidade de St Goar na Alemanha, e pude ver a estatua de Lorelei num rochedo à beira do rio Reno. Achei a história dela linda, e agora, depois de tanto tempo, acabei conhecendo a música que fala desta personagem., cantada pela banda que fez parte da minha juventude e que eu admiro pra caramba.
ResponderExcluirsó uma dúvida, ela é uma feiticeira ou uma sereia?? pq no conto de brentano diz que ela é uma feiticeira
ResponderExcluirEla era chamada de feiticeira pois como a história narra, os homens ficavam perdidamente apaixonados por ela. Faltou eu citar a origem dela como sendo do conto de Bretano, o que eu irei fazer em uma futura revisão do mesmo.
Excluirobrigado por me responder. eu tinha lido a versão de bretano e gostei muito mas foi graças ao seu blog que conheci essa lenda. 💞
ExcluirPesquisei sobre a lenda, pois ela é citada na saga O Tempo e o Vento. Tive que descobrir do que se tratava.
ResponderExcluir