۞ ADM Sleipnir
Haumea é uma deusa primordial havaiana relacionada à fertilidade e aos partos, geralmente identificada com a deusa-mãe Papa, podendo ser uma versão dela. Haumea era uma das divindades mais antigas a ser adorada nas ilhas havaianas. Ela é, por vezes dita ser a irmã e consorte do deus Kanaloa, com quem teve vários filhos, sendo os mais proeminentes o deus da guerra Kekaua-kahi, a deusa vulcão Pele, e a bela deusa Hi'iaka.
Haumea é uma divindade que domina a feitiçaria, e usa seus poderes para adotar todos os tipos de formas e identidades. Além disso, ela era capaz de se rejuvenescer constantemente, vindo a ter muitos filhos com seus próprios filhos e seus descendentes, a fim de perpetuar a raça humana. Haumea também é relacionada com os frutais sagrados, que produziam frutas segundo a sua vontade. Ela possuía uma vara mágica chamada Makalei, que atraia os peixes e ajudava na produção de alimentos.Como deusa padroeira dos partos, Haumea se mostrava tão habilidosa que seus filhos nasciam de várias partes de seu corpo.
Acredita-se que Haumea tenha dado aos humanos a capacidade de dar à luz naturalmente. Em uma história, ela visitou Muleiula, filha de um chefe que estava passando por um parto doloroso, durante o qual ela descobriu que os humanos só davam à luz por meio de cesárea, e o procedimento quase sempre custava a vida das mulheres. Haumea criou uma poção da árvore Kani-ka-wi (Spondias dulcis), que permitiu à mãe empurrar o bebê para fora naturalmente.
Cultura Popular
No dia 17 de setembro de 2008, a União Astronômica Internacional nomeou o quinto planeta anão conhecido no Sistema Solar de Haumea. As duas luas do planeta receberam o nome de filhos de Haumea: Hiʻiaka e Namaka.
No mangá e anime Enen no Shouboutai (Fire Force), há uma personagem chamada Haumea, uma pirocinética de Terceira Geração e membro dos Capuzes Brancos.
Faltou mencionar que Haumea também nomeia um planeta-anão descoberto recentemnete pelo Michael Brown, o memso astronomo que "rebaixou" Plutão. E a "bela deusa Hi'iaka" nomeia uma de suas luas.
ResponderExcluirNão falta mais!
Excluir