۞ ADM Sleipnir
Arte de XiaoGuang Sun |
Chang'e (chinês: 嫦娥, também conhecida como Ch'ang-O) é a deusa da lua da mitologia chinesa. Ao contrário de outras divindades lunares, Chang'e não é uma personificação da lua, mas vive nela, por isso, também é chamada de "Mulher da Lua".
Chang'e figura na mitologia principalmente no ciclo de histórias envolvendo seu consorte, o arqueiro divino Hou Yi. Após derrubar nove dos dez sóis, Hou Yi e Chang'e foram punidos pelo senhor do céu Dijun, sendo banidos para a Terra e tendo sua divindade e imortalidade removidas. Posteriormente, Hou Yi buscou a ajuda da deusa Xi Wang Mu para que ele e sua esposa pudessem recuperar sua imortalidade. Xi Wang Mu possuía um único frasco contendo um elixir que poderia devolver a imortalidade a Hou Yi, e após Hou Yi construir um palácio para a deusa, ela concordou em ceder o elixir a ele. Xi Wang Mu advertiu Hou Yi de que ele deveria dividir o elixir com sua esposa, de forma que os dois poderiam viver para sempre na Terra. Se um dos dois bebesse o elixir sozinho, recuperaria sua divindade e retornaria ao céu.
Hou Yi retornou à sua casa, mas antes que pudesse falar com Chang'e, teve que partir novamente para atender alguns pedidos urgentes, e acabou deixando o elixir em casa sem bebê-lo. Chang'e passou meses sem ter notícias de Hou Yi e entediada, começou a revirar os pertences do marido, encontrando o elixir que ele havia deixado para trás. Sem saber do que se tratava, Chang'e bebeu todo o elixir do frasco. Uma versão da lenda diz que ela sabia para que servia o elixir, e quis tomá-lo sozinha, e outra versão diz que ela o fez obrigada, pois ladrões tentaram roubar o elixir enquanto Hou Yi estava fora.
Hou Yi voltava de sua missão quando, para sua surpresa, encontrou Chang'e flutuando em direção a lua. Chang'e gritou por ajuda e Hou Yi até tentou agarrá-la, mas ela já estava fora de seu alcance. Chang'e recuperou sozinha sua divindade e imortalidade, e a partir daquele momento passou a viver na lua, enquanto Hou Yi viveria o resto de seus dias na Terra.
Ela também aparece em "Jornada para o Oeste", onde o personagem Zhu Bajie, o porco, se apaixona pela deusa e tenta flertar com ela a embriagando, porém, isso acaba sendo descoberto e Zhu Bajie é banido para a Terra.
ResponderExcluirNão conheço a história da Jornada para o Oeste a fundo. Obrigado por compartilhar conosco essa informação!
ExcluirParte da História da Deusa Cheng'e aparece no filme "A caminho da Lua".
ResponderExcluirO filme é legal, mesmo sendo infantil vale pena assistir.
Sim!! Esse filme é perfeito!
ExcluirMano ameii
ResponderExcluirDescobri assistindo caminho da lua estava assistindo meus animes quando veio uma notificação amei o filme e amei mais a história
ResponderExcluirChang'e é muito cruel e autoritária! Hou Yi e Amaterasu é o melhor casal do que Chang'e e Hou YI
ResponderExcluir