O Corvo Arco-íris é um personagem presente no folclore dos Lenapes (também conhecidos como Lenni Lenape; "povo verdadeiro", ou Índios do Delaware), um grupo de diversas tribos organizadas de indígenas dos Estados Unidos.
O Corvo Arco-íris era bonito de se ver e ouvir nos tempos em que nunca ficava frio, nos tempos dos Dias Antigos, antes do Espírito da Neve aparecer no mundo. Quando o Espírito da Neve apareceu, todos os animais e pessoas estavam congelando e um mensageiro foi selecionado para subir e falar com “Kijilamuh ka’ong”, O "Criador Que Cria Ao Pensar No Que Vai Ser". A missão do mensageiro era pedir ao Criador que ele pensasse num mundo mais quente, para que eles não gelassem até morrerem.
O Corvo Arco-íris foi escolhido para ir e ele passou três dias voando para o alto. Ele conseguiu a atenção do Criador cantando belamente, mas mesmo tendo implorado para que o Criador tornasse o mundo mais morno, o Criador disse que não podia, pois tinha pensado no frio e não podia desfazer o pensamento. Mas ele pensou no Tindeh (fogo), uma coisa que esquentaria as criaturas mesmo que estivesse frio. E então ele colocou um graveto no Sol até que começasse a pegar fogo e entregou-o ao Corvo Arco-Íris para que este o trouxesse para as criaturas da Terra. O Criador pediu ao Corvo Arco-Íris para que fosse rápido, antes que o graveto queimasse por completo.
Arte de Christine Ridgway |
O Corvo Arco-Íris voou para baixo o mais rápido que pôde. O graveto quente carbonizou todas as suas belas penas até elas ficarem pretas, e como estava carregando um graveto queimado no bico, ele respirou fumaça até sua voz ficar rouca. E então o Corvo Arco-Íris tornou-se preto e ficou com uma terrível voz esganiçada para sempre, mas todas as criaturas o honraram por ter trazido o fogo, para que todos pudessem se esquentar.
Vcs sabem lendas do estado do Espírito Santo?Gosto muito do site e este serve pra nos dar conhecimento sobre diferentes tipos de mitologias,Parabéns!
ResponderExcluirOlá Lucas! Especificamente do Espírito Santo não conheço nenhuma, mas irei fazer uma pesquisa a respeito para acrescentar ao nosso acervo as que eu encontrar.
ExcluirOi kkkkk,eu entro aqui no site umas três vezes por dia pra vê se saiu alguma matéria nova.Tenho uma curisodade sobre lendas do Espírito Santo,pq quase n sou faladas ou comentadas,iguais às lendas de Roraima e Rondônia
ExcluirE também queria perguntar se vcs sabem sobre lendas de sereias brasileiras?
ResponderExcluirSobre sereias brasileiras, conheço apenas a Iara (http://portal-dos-mitos.blogspot.com/2013/10/iara.html).
ExcluirObrigado,eu pesquisei a fundo e fiquei sabendo da lenda da Sereia de Meaipe
ExcluirEssa lenda do corvo é uma das minhas favoritas
ResponderExcluirAmo demais essa história. E mais uma divindade que usarei no meu livro, de alguma forma.
ResponderExcluirSó achei a última imagem meio incoerente. Se ele tivesse sido rejeitado por ter se tornado "feio e rouco", tudo bem, faria sentido, e seria de um simbolismo muito bom para se falar sobre ingratidão. Mas se ele foi honrado por todos os animais, não deveria estar feliz, lá no meio da bicharada se aquecendo na fogueira?
Você levantou um ponto interessante. Mas chequei os textos que usei como base para esse post e realmente acabou do jeito que está ai. Não sei que sentido quiseram dar a essa imagem com o corvo chorando. Talvez seja por ter ficado da forma que ficou.
Excluir