۞ ADM Sleipnir
Klobuk (polonês Kłobuk ou Kołbuk) é um espírito/demônio caseiro pertencente ao folclore eslavo/polonês, dito cuidar de uma propriedade e de seus moradores. Na maioria das vezes, assume a forma de uma galinha/galo ou pato molhado, mas às vezes também pode ser visto como um gato preto, como um corvo preto e até mesmo como um ser humano. Dizem que quando anda, produz uma chuva de faíscas.
Um Klobuk pode ser atraído para uma propriedade de algumas formas. A primeira delas é atrair com comida um galo preto errante para a sua propriedade. Outra forma é oferecer abrigo a uma galinha que esteja desabrigada e debaixo de chuva. A maneira mais controversa, porém, é enterrar um feto natimorto sob a porta da casa. Segundo as lendas, pós sete dias (segundo algumas fontes leva meses ou anos) o mesmo se transforma em um Klobuk. De acordo com relatos, muitos optam por esta última alternativa.
O Klobuk é geralmente referido como um "bom demônio", porque protege a propriedade na qual habita e também multiplica as riquezas do dono da mesma. Por outro lado, toda essa riqueza vem através do saque noturno das propriedades vizinhas, o que certamente pode causar todo tipo de transtornos. Em troca de seus serviços, os donos da casa são obrigados a cuidar dele. É necessário alimentá-lo com bolinhos, ovos mexidos ou torresmo e fornecer a ele seu próprio espaço dentro da casa, próximo a chaminé, sótão ou em um barril coberto de penas.
Porém, lidar com um Klobuk não é tão fácil assim. Ele pode se ofender com muita facilidade e abandonar a propriedade de uma hora pra outra, podendo inclusive incendiá-la no processo. Para piorar, toda a riqueza trazida e acumulada por ele se transforma numa pilha de estrume.
Existem duas formas de espantar um Klobuk e prevenir que ele roube sua propriedade. A primeira delas é marcar o sinal da cruz nas coisas que você pretende guardar dele, e a segunda (e mais bizarra) é mostrar-lhe o traseiro, o que por algum motivo o assusta e o faz partir deixando para trás tudo o que roubou.
- https://www.quotev.com/story/5945693/Slavic-bestiary/9
- http://wtajemniczeni-pg.blogspot.com/2017/12/kobuk.html
- https://www.deviantart.com/aneriana/art/Slavic-Mythology-Klobuk-774732497
Que demônio bizarro!!!! Traz a próxima lenda do Lou Carcolh lá do sudoeste da França
ResponderExcluirKkk
ResponderExcluirMostrar a bunda kkkk
ResponderExcluirEntão não podemos acolher galinhas sem teto?
ResponderExcluirA menos que queira ter todos esses transtornos, não kk
Excluir