۞ ADM Sleipnir
Zheztyrnak (russo: Жезтырнак, cazaque: Zheztyrnaқ, que literalmente significa "unha de cobre") é uma criatura vampírica feminina presente na mitologia cazaque e de alguns povos turcos vizinhos. Ela é geralmente descrita como uma bela e jovem mulher, ocasionalmente apresentando a aparência de uma mulher velha e horrenda. Ela costuma vestir tecidos de seda enfeitados por ouro e prata, porém o que se destaca em sua aparência são seu nariz e suas garras, que são revestidos de cobre. Ela nunca mostra suas mãos em público, mantendo-as geralmente escondidas sob mangas compridas.
Arte de Timur Shayahmetov |
Uma Zheztyrnak possui grande força física, que a permite dominar seus alvos com extrema facilidade. Ela também possui uma voz estridente, sendo capaz de matar pássaros e pequenos animais com o seu grito. Apesar disso, é reservada para fazer suas abordagens e ataques. Passando-se por uma mulher normal, ela pede alimento para as pessoas enquanto esconde suas garras e seu rosto. Também costumar falar baixo e monossilabicamente, para não chamar a atenção com sua voz. Uma vez que seu alvo estiver longe dos olhares de outras pessoas e completamente indefeso, ela o hipnotiza com seu olhar, depois o agarra com suas garras de cobre e então o morde, sugando todo o seu sangue.
Zheztyrnak são criaturas incrivelmente vingativas. Dizem que se alguém for capaz de matar uma, seu marido (chamado Sorel) virá para vingá-la, e no caso deste também ser morto, seus filhos certamente virão para vingá-los.
Criaturas similares
Mitos de criaturas semelhantes à Zheztyrnak eram comuns entre os quirguizes, que a chamavam de Jez tyrmak ou Jez Tumshuk ("prego de cobre"). Imagens mitológicas similares são conhecidas em lendas dos povos tuvanos (um espírito chamado Chulbus ou Shulbus) e buriates (Mu-Shubun).
Arte de Danissa Sabdykbayeva |
fontes:
não sei se sabe mas lady demétrio é inspirada nesta lenda é uma vilâ que aparece em residente evill 08: Village
ResponderExcluirO que li a respeito dela é que foi inspirada na Elizabeth Bathory e na lenda urbana da Hasshaku-sama.
Excluir