۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
O Bate-Pedras é uma entidade pertencente ao folclore amapaense, descrito como sendo o espírito de um escravo jovem, forte e canhoto que, empunhando uma marreta, passa os dias quebrando pedras em meio a mata. Dizem que ele provoca dores de cabeça, febre ou mesmo leva à loucura aqueles que olham diretamente para ele.
Segundo a lenda, o Bate-Pedras foi em vida o filho bastardo do senhor de uma fazenda com uma escrava. Logo após seu nascimento, ele foi escondido pela mãe para que não se tornasse um escravo como ela e os irmãos. Um dia, já em sua adolescência, ele foi descoberto pelo senhor da fazenda, o qual mandou matar a escrava e também furar os olhos do rapaz. Não satisfeito, ele ainda castigou o rapaz condenando-o a quebrar pedras por toda a sua vida. Dia após dia, o jovem trabalhou quebrando pedras e mais pedras. Cansado e fragilizado pelas condições em que vivia, o coitado acabou sucumbindo à morte. No entanto, dizem que nas noites seguintes à sua morte, sua alma continuou a trabalhar incessantemente quebrando pedras. Até hoje suas marretadas podem ser ouvidas na região, o que lhe rendeu a alcunha de Bate-Pedras.
Arte de Honorato Júnior |
Não conhecia a história achei um pouco triste pois me lembra muito a história aqui contada só negrinho do pastoreio, porém o negrinho teve um final feliz já esse ficou atormentando até no pós vida
ResponderExcluirO Negrinho do pastoreio morreu também
Excluir