۞ ADM Sleipnir
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir) |
O Pinto Pelado (também conhecido como Gogo, Nuelo, Frango, Frango-Pelado, Capão e Domingos Pinto Colchão) é uma assombração presente no folclore das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, geralmente com alguma variação nas suas características entre um lugar e outro. Geralmente, ela é descrita como um pinto de tamanho gigante e totalmente desprovido de penas (às vezes somente o seu pescoço é depenado), além de ser dotada de poderes sobrenaturais. Conta-se que ele é capaz de cruzar o fogo sem se queimar, e ainda engolir rios, florestas e animais, devolvendo-os inteiros ao seu lugar de origem quando for conveniente.
O Pinto Pelado normalmente não faz mal nenhum aos humanos, embora digam que aqueles que o encontram são acometidos pelo azar. Ele gosta particularmente de assustar aqueles que o menosprezam, e ele o faz de várias formas: dando pulos extraordinários, se movimentando de maneira esquisita, falando em momentos inesperados e desaparecendo de repente. Como outras assombrações, a sabedoria popular recomenda que evite-se se aproximar dele e principalmente provocá-lo, evitando assim ser alvo de suas traquinagens.
fontes:
- Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo;
Mais um galo sobrenatural só que desta vez é brasileiro deve ser priml do galo sobrenatural de portugual, e também é uma mistura de saci com seres elementais de fogo e outra lenda na qual um sapo engole toda água e a cospe de volta.
ResponderExcluirO sapo poderia ser o tiddalik
ExcluirMe deu até medo
Excluir🇧🇷. ESISTI. UM DEUS a cima. Estudo
ResponderExcluir