Arte de Hazem Ameen |
Apedemak (ou Apademak) era um deus guerreiro adorado pelos povos meroíticos que habitavam a região da Núbia, situada no vale do rio Nilo que atualmente é partilhada pelo Egito e pelo Sudão. Considerado um deus da guerra, ele era representado de diversas formas, geralmente como um homem com cabeça de leão, empunhando um arco e uma flecha. Outras representações suas incluem a de um leão com três cabeças e quatro braços humanos e a de uma serpente com cabeça de leão, saindo do interior de uma flor de lótus.
Os reis núbios acreditavam que Apedemak trazia vitórias aos seus exércitos e a derrota para os seus inimigos. Seus templos foram erguidos, em grande parte, em território núbio e todos eles tinham imagens de leões, bem como da divindade lutando bravamente contra seus inimigos e os exterminando amarrando cordas em seus pescoços. Em alguns templos haviam também textos em hieróglifos elogiando a divindade.
O culto à Apedemak se tornou popular no Egito Antigo durante a XXIVª Dinastia, quando os grandes reis núbios, conhecidos também como os faraós negros, tomaram o poder do território, conseguiram expulsar os invasores estrangeiros e fizeram a economia, a política e a cultura da nação egípcia se desenvolverem consideravelmente. Dessa forma Apedemak foi incorporado à mitologia egípcia como filho de Bastet, divindade egípcia da guerra, e marido da deusa mãe Ísis. E, a partir de então, passou a ser chamado pelos egípcios de o "Leão do Sul".
Antes de ter instaurado o monoteísmo no Egito Antigo, o faraó Aquenáton cultuava frequentemente Apedemak em Amarna, visto que há representações nas paredes dos templos dessa cidade do grande rei e de sua rainha Nefertiti fazendo oferendas à divindade da guerra. Com o passar dos anos, o culto ao deus Apedemak foi associado ao da deusa Sekhmet.
fontes:
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.