
Eurínomo (do grego antigo: Εὐρύνομος, "Amplo governante") é uma figura obscura da mitologia grega, geralmente associado ao submundo e aos mortos. Ele é mencionado pelo geógrafo grego Pausânias em sua obra Descrição da Grécia (10.28.7), onde é descrito como um demônio ctônico que devora a carne dos cadáveres, deixando apenas os ossos intactos.
A única descrição detalhada de Eurínomo também vêm de Pausânias, que relata em sua obra uma pintura desse ser feita pelo pintor grego Polignoto em Delfos. Pausânias o descreve como tendo a pele cor de anil, parecida com moscas, com dentes afiados e sentado sobre a pele de um abutre. Sua aparência era tão incomum que Pausânias afirmou não conhecer nenhuma tradição mitológica mais ampla que o mencionasse.
Posteriormente, demonologistas europeus reinterpretaram Eurínomo como um "príncipe da morte", descrevendo-o com o corpo coberto de feridas, dentes longos e afiados e vestes feitas de pele de raposa.
![]() |
| Arte de Syllynce |
fontes:
- EURYNOMUS (Eurynomos) - Flesh-Devouring Underworld Daemon of Greek Mythology. Disponível em: <https://www.theoi.com/Khthonios/Eurynomos.html>;
- GUILEY, R. The Encyclopedia of Demons and Demonology. [s.l.] Infobase Publishing, 2009.
Eurínomo



Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.