As Dames Blanches ( sign. literalmente "Damas Brancas"), também chamadas de Damas Brancas de Fau, são espíritos femininos presentes no folclore francês. Elas tomam a forma de belas mulheres, de pele branca como marfim, usando vestidos da cor de nuvens claras. Apesar de belas, as Dames Blanches são predadoras monstruosas, que usam seus atrativos físicos para seduzir homens jovens, levando-os a locais tranquilos e remotos para que elas possam atacá-los e se banquetear com sua carne e seu sangue.
As lendas acerca das Dames Blanches são bem variadas. Segundo uma delas, elas surgem durante a noite, dançando sob a lua, e convidam os passantes a se juntar a elas. Ninguém é capaz de recusar seus convites, pois elas possuem poderes hipnóticos que solapavam quaisquer resistência a seu chamado. Uma vez que receba seus abraços gélidos, o infeliz viajante está condenado. Após ter todo o seu sangue drenado, o corpo é abandonado nas margens de uma estrada. Viajantes com alguma sabedoria fazem o possível para evitar estradas solitárias e cruzamentos.
Outra lenda diz que elas habitam em pontes abandonadas, e esperam por jovens e vigorosos homens cruzá-las. Quando um deles se aproxima, ela pede para que ele dance com ela. Aos que dizem sim, elas deixam passar com um belo sorriso e com a cortesia de escaparem intactos. Já aqueles que cometerem o disparate de rejeitá-las sofrem um destino bem mais cruel – podem ser arremessados da ponte, atacados por duendes, corujas e gatos ou ainda serem torturados por um longo tempo. Existe ainda um rumor afirmando que aqueles que vêem uma Dame Blanche e sobrevive ao encontro, morre dentro de um intervalo de sete dias.
- livro: “Vampiros: Um guia sobres as criaturas que espreitam à noite” de Dr. Bob Curran
- livro: "Universo dos Vampiros" de Jonathan Maberry
Parece a lenda das willis, você pode postar algo sobre elas?
ResponderExcluir