۞ ADM Sleipnir
Na mitologia suméria, Pabilsag era o deus patrono da cidade de Larak. Ele foi considerado um filho do deus Enlil de acordo com a tradição mais comum, tornando como sua esposa, a deusa da cura Gula/Ninisinna, filha-de-lei de Enlil. Pabilsag é descrito como uma espécie de centauro alado com cauda de escorpião, empunhando um arco e flecha, tendo sido identificado com a constelação de Sagitário.
Suas funções são difícies de determinar, uma vez que Pabilsag foi sincretizado com inúmeras divindades, como Ninurta e Nergal. Tem sido sugerido que as funções de Pabilsag incluem a de um deus curador (possivelmente relacionadas às funções da sua esposa), a de um juiz divino, e de um deus da guerra e caça. Além disso, ele tinha algumas conexões com o submundo, possivelmente devido ao seu sincretismo com o deus do submundo Nergal.
Um texto literário sumério descreve a jornada de Pabilsag até a cidade de Nippur (ETCSL 1.7.8., em inglês). O mesmo parece narrar, entre outras coisas, o casamento entre Pabilsag e Ninisinna.
fonte:
Muito obrigado, pela publicação da mitologia suméria. Agradecido.
ResponderExcluirEle, assim como Quiron, representa a constelação de Sagitário e por isso a Armadura de Sagitário possui asas e arco.
ResponderExcluir