Kui Xing (chinês: 魁星; também chamado K'uei Hsing e Chung K'uei) era uma divindade da mitologia chinesa, adorada por aqueles que estudavam para os exames imperiais aplicados na época da China Imperial. Ele era um dos auxiliares de Wen Zhang, o deus chinês da literatura.
Segundo a lenda, Kui Xing foi um homem que, embora tenha obtido excelentes notas no exame imperial, foi discriminado pelo fato de ser anão e muito feio. Consternado, Kui Xing tentou cometer suicídio se jogando no mar, mas foi salvo por um dragão-carpa ou tartaruga encantada. Em algumas versões da lenda ele morre.
Nas artes, Kui Xing é geralmente retratado como um anão ou como uma espécie de demônio bem feio, de pé sobre uma tartaruga marinha (ou dragão-carpa) e segurando em suas mãos uma caneta tinteiro e um selo oficial.
fonte:
- Chinese Mythology A to Z, de Jeremy Roberts, 2ª Edição.
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.