۞ ADM Sleipnir
Shurale (Şüräle, tártaro/basquire: Шүрәле, russo: Шурале) é uma espécie de espírito ou demônio das florestas, presente na mitologia e folclore dos povos turcomanos tártaros e basquires. Se assemelha a outros personagens semelhantes do folclore como o Archura (também dos tártaros), o Pitsen (Picen) dos tártaros da Sibéria e o Yarımtıq dos tártaros da região dos montes Urais.
Geralmente descrito como tendo um corpo coberto de pelos, com um chifre na testa e dedos longos, ele aguarda silenciosamente atrás das árvores por suas vítimas, e quando um humano tem o azar de se perder no meio da floresta, ele o agarra e faz cócegas nele até a morte.
Arte de Pevuna |
Um Shurale também é capaz de assumir muitas formas diferentes, principalmente a forma humana. Como um humano, ele se assemelha a um camponês comum porém apresenta olhos brilhantes e usa sapatos invertidos. Dizem que se um humano esbarrar com um Shurale e de alguma forma conseguir fazer amizade com ele, ele o ensinará os segredos da magia. Porém esse é um cenário difícil de ocorrer, pois Shurales são seres trapaceiros e enganosos.
Quando não matam suas vítimas com cócegas, Shurales fazem com que elas se percam na floresta ou até mesmo as fazem adoecerem repentinamente. Dizem ainda que eles são responsáveis por fazer o machado de lenhadores desaparecerem. Uma vez que a pessoa encontra-se perdida em meio a floresta, a única forma de encontrar a saída e virar suas roupas do avesso e calçar os sapatos nos pés opostos.
fontes:
- https://beastsncauldrons.tumblr.com
- Wikipédia
Parabéns pelo ótimo trabalho! Por favor, não parem nunca!
ResponderExcluirObrigado Vander! O trabalho continua enquanto puder ser feito.
Excluir