24 de outubro de 2022

Zin Kibaru

۞ ADM Sleipnir

Arte de Dananayi Muwanigwa

Zin Kibaru (também Zinkibaru ou somente Zin) é um espírito aquático pertencente ao folclore do povo Songhai, na região da África Ocidental (Mali, Niger e Benin). Ele era um ser dito habitar o rio Niger, e embora fosse completamente cego, ele detinha o poder de controlar os peixes do rio à vontade através de um instrumento mágico de cordas que possuía. Com esse instrumento, Zin Kibaru podia tocar músicas capazes de encantar os peixes do rio a ponto deles ficarem completamente hipnotizados e assim passassem a seguir suas ordens.

Zin Kibaru perderia o controle sobre os peixes após cruzar o caminho de Fara Maka (ou Faran Maka), herói cultural dos Songhai. Um dia, Zin Kibaru usou sua magia para comandar os peixes do rio a devorarem uma plantação de arroz pertencente à Fara Maka. Furioso, Fara Maka foi até Zin Kibaru e o desafiou para um combate, derrotando-o e reivindicando para si o controle do instrumento mágico.

Arte: Triton / Wikimedia Commons (with Midjourney).

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Interessante e curioso ao mesmo tempo, pois lembra muito a história do flautista de hamlin em vez de Controlar peixes ele controlava ratos aliás ambas as histórias se parecem muito

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby