۞ ADM Sleipnir
Arte de luve |
Père Fouettard ("Pai Açoitador" ou "Velho Açoitador" em francês) é um personagem que acompanha São Nicolau durante as celebrações do Dia de São Nicolau, em 6 de dezembro. Ele é conhecido principalmente nas regiões extremo norte e leste da França, no sul da Bélgica e na Suíça de língua francesa, embora personagens semelhantes existam por toda a Europa. Enquanto São Nicolau presenteia as crianças bem-comportadas, Père Fouettard é conhecido por trazer consigo um chicote com o qual castiga as crianças travessas ou que se comportaram mal durante o ano.
Arte de John Kenn Mortensen |
Aparência
A representação mais comum de Père Fouettard é a de um homem com um rosto sinistro vestido com roupas escuras, cabelos desgrenhados e barba longa. Ele carrega um chicote, um grande bastão ou feixes de galhos. Em algumas versões, ele carrega uma mochila de vime, onde as crianças travessas podem ser colocadas.
Origens
A história mais popular sobre a origem de Père Fouettard remonta a cerca de 1252. Um estalajadeiro (ou açougueiro em outras versões) captura três meninos aparentemente ricos a caminho de se matricular em uma escola religiosa. Junto com sua esposa, ele mata as crianças para roubá-las. São Nicolau descobre o crime e ressuscita as crianças, levando Père Fouettard ao arrependimento, tornando-se parceiro de São Nicolau.
Outra versão sugere que durante o Cerco de Metz em 1552, um boneco do rei Carlos V foi queimado e arrastado pela cidade. Simultaneamente, uma associação de curtidores criou um personagem grotesco (também um curtidor) armado com um chicote, punindo crianças. Após a libertação de Metz, o boneco queimado de Carlos V e o personagem criado pelos curtidores se assimilaram ao que conhecemos agora como Père Fouettard.
Importação para os Estados Unidos
Na década de 1930, a figura de Père Fouettard apareceu nos Estados Unidos com o seu nome traduzido para Father Flog ou Spanky. Apesar de quase idêntico à personificação original francesa, Father Flog não estava associado ao Natal e tinha uma cúmplice feminina chamada Mother Flog, distribuindo punições específicas para crimes infantis específicos.
Father Flog |
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.