29 de maio de 2024

Gato Bayun (Bayun Cat)

۞ ADM Sleipnir


O Gato Bayun (russo: Кот Баю́н, onde Кот: gato, e Баю́н: "contador de histórias" ou  "embalador", também chamado de Bayun Cat ou Bajun Caté um enorme gato mágico encontrado em contos de fadas russos. Sentado no alto de um poste de ferro, ele canta e conta histórias, com uma voz muito alta e que pode ser ouvida a vários quilômetros de distância. As pessoas que estiverem sob alcance de sua voz incrível de repente se sentirão extremamente sonolentas. Se não puderem resistir e o sono as dominar, elas nunca mais acordarão. O Gato Bayun irá atacá-las com suas garras de ferro e possivelmente devorá-las. Se, no entanto, elas conseguirem ficar acordadas e conseguirem capturá-lo, serão recompensadas, pois sua voz também tem o poder de curar males e doenças de todos os tipos, além de livrar as pessoas de pesadelos.


Na maioria dos contos onde o Gato Bayun aparece, o protagonista é ordenado a sair e capturá-lo. Isso não é feito por nenhum desejo particular de possuir o gato, mas sim como um meio de se livrar do protagonista, pois é de conhecimento comum nessas histórias que ninguém retorna de um encontro com ele, pois ninguém é forte o suficiente para resistir à sua voz mágica. O mais famoso dentre esses contos chama-se  “Vá não sei para onde, Traga de volta não sei o quê” (russo:  Поди туда — не знаю куда, принеси то — не знаю что), um dos muitos a integrar a coleção "Contos de Fadas Russos" de Alexander Afanasyev, publicada originalmente em 1855. Nele, Andrei, um arqueiro destemido, é ordenado pelo tsar a cumprir várias tarefas, com o secreto objetivo de conduzí-lo a morte e assim poder tomar a esposa de Andrei para si. Uma dessas tarefas é capturar o Gato Bayun.

Antes de Andrei partir, sua esposa o presenteou com três gorros de ferro, uma pinça de aço e três barras - uma de ferro, uma de cobre e uma de estanho. Ela também o alertou que quando ele estivesse a três verstas (1 versta = 1067 metros) do Gato Bayun, um grande sono cairia sobre ele. Ela o instrui a resistir ao sono colocando uma mão sobre a outra, arrastando os pés para frente e para trás e se movendo rapidamente. Se ele adormecesse, o gato o mataria. 

Quando Andrei estava a três verstas de distância do gato, ele começou a se sentir extremamente sonolento. Ele então colocou os três gorros de ferro na cabeça e passou a se mover conforme as instruções de sua esposa. Eventualmente, ele conseguiu alcançar o pilar de metal, onde o Gato Bayun o aguardava sentado no topo. 

Arte de Nikolay Kochergin

O Gato Bayun pulou em sua cabeça e quebrou dois dos seus gorros de ferro. Ele estava prestes a quebrar o terceiro, quando Andrei agarrou o gato com sua pinça de aço e o jogou no chão. Ele começou então a espancá-lo, usando primeiro a barra de ferro e depois a barra de cobre, com ambas se quebrando. Ele então usou a barra de estanho , que embora não tenha se quebrado, dobrou-se ao redor da espinha do gato. O gato então começou a contar histórias na tentativa de fazê-lo parar, mas não adiantou, pois Andrei continuou batendo nele. Percebendo que Andrei não iria parar, o gato implorou para que ele parasse, dizendo que faria o que quisesse, e iria aonde ele desejasse. 

Andrei voltou o ao tsarado acompanhado do gato, e o levou até o palácio do tsar, que ficou surpreso ao vê-lo. O tsar então ordenou que o Gato Bayun mostrasse algum truque. O Gato Bayun então afiou suas garras e as colocou no peito do tsar, com a intenção de arrancar o coração dele. O tsar ficou apavorado e ordenou que Andrei acalmasse o gato, o que ele prontamente fez acalmando-o e colocando-o dentro de uma gaiola.



fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby