10 de maio de 2024

Gwisusan

۞ ADM Sleipnir

Gwisusan (ou Guisusan, em coreano 수산 ou 龜首山) é uma criatura pertencente à mitologia coreana, descrita como uma enorme tartaruga com uma montanha em suas costas, na qual havia um bambu mágico que durante o dia dividia-se em dois, e a noite se tornava um novamente.

Uma lenda, narrada nos livros milenares Samguk yusa (coreano: 삼국유사 ; "Memorabilia dos Três Reinos") e no Samguk sagi  (coreano 삼국사기; Hanja : 三國史記; "História dos Três Reinos"), conta que no segundo ano do reinado do rei Shimun (682 E.C.) de Sila, um dos antigos três reinos da Coréia, Gwisusan emergiu no Mar do Leste. 

O rei, juntamente com alguns de seus oficiais partiram em um barco em direção ao que pensavam ser uma montanha, e quando estavam se aproximando da mesma, um dragão também emergiu do mar. O dragão então contou-lhes que o bambu que eles viam naquela montanha era auspicioso, e que eles deveriam esperar o anoitecer, quando ele se tornaria um novamente, e assim eles poderiam corta-lo. O dragão também disse que se o rei fizesse uma flauta com esse bambu, o mundo todo teria paz. 

Após obter o bambu mágico, o rei e seus oficiais retornaram a sua embarcação para retornarem ao reino, e ao darem uma última olhada para trás, Gwisusan e o dragão haviam desaparecido.

Após retornar ao palácio, o rei Sinmun convocou o melhor fabricante de flautas do reino, e pediu que este transformasse o bambu mágico em uma flauta, que seria conhecida como ManpasikjeokEssa flauta tinha poderes miraculosos: afastava inimigos, curava doenças, trazia chuva durante a seca, cessava a chuva durante as enchentes, acalmava o vento e tranquilizava as ondas. Conta-se que em uma ocasião em que piratas japoneses tentaram invadir o reino, o rei tocou essa flauta, e no mesmo instante os invasores recuaram aterrorizados, para nunca mais voltar.


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby