۞ ADM Sleipnir
Arte de Gladys Domalaon |
Palasekan é uma espécie de engkanto (espírito ambiental) pertencente ao folclore filipino, em especial as crenças do povo Ilongot, habitantes do sul das montanhas Sierra Madre e Caraballo, no lado leste da ilha de Luzon. Ditos habitarem em árvores entre as comunidades humanas, eles são geralmente descritos como seres pequenos e peludos, embora invisíveis aos olhos humanos.
Palasekans são ditos conhecerem os segredos mais íntimos das pessoas, e assobiam no vento para se comunicar com elas. Como tal, eles são usados por humanos como guias diários pessoais na vida e no amor, para o sucesso na pesca, caça, agricultura e até mesmo nas tarefas domésticas. Palasekans avisam aos humanos sobre perigos iminentes e os guiam por caminhos seguros. Por ficarem perto das pessoas, os Palasekans têm maior probabilidade de serem cuspidos ou pisados acidentalmente.
Quando árvores habitadas por um Palasekan são cortadas, eles ficam furiosos. Para apaziguá-los, deve-se oferecer a eles uma taça de bási, um tipo de vinho feito com suco prensado da cana-de-açúcar.
Arte de Kaartyhan |
fontes:
- C, J. A Compendium of Creatures & Mythical Beings from Philippine Folklore & Mythology • THE ASWANG PROJECT. Disponível em: <https://www.aswangproject.com/creatures-mythical-beings-philippine-folklore-mythology/>.
- Palasekan. Disponível em: <https://mythmuseum.weebly.com/palasekan.html>. Acesso em: 14 maio. 2024.
- THE. Amazing Beasts of Philippine Mythology. [s.l.] Tuttle Publishing, 2024.
E aí gênio! o próximo capítulo da Jornada do Oeste, será publicado daqui à 200 anos? Será que chegaremos lá para lê-lo?
ResponderExcluirMe surpreende que alguém se importe com isso. 19 capítulos postados e retorno quase nulo do público do blog e da página. Continuo trabalhando na tradução, mas tenho coisas mais importantes na minha vida nesse momento para colocar meu foco e atenção. Irei terminar quando eu quiser.
Excluir