۞ ADM Sleipnir
Arte de Mateusz Komada |
Skidbladnir era um navio capaz de ficar grande o suficiente para abrigar todos os deuses, seus cavalos e equipamentos, mas também pequeno o suficiente para ser dobrado e guardado em uma bolsa quando não estiver em uso. Outra característica que o tornava excepcional era a capacidade de locomover não só pelo mar, mas também pela terra e pelo céu. Uma vez que suas velas eram içadas, Skidbladnir sempre encontrava ventos favoráveis, permitindo que ele pudesse navegar até onde fosse preciso.
Arte de Nathan Deregnaucourt |
O navio é atestado na Edda Poética, compilada no século XIII a partir de fontes tradicionais anteriores, e na Edda em Prosa e no Heimskringla, ambos escritos no século XIII por Snorri Sturluson. No capítulo 43 do Gylfaginning, primeira parte da Edda em Prosa, a figura entronizada de Hár informa a Gangleri (que era na verdade o rei Gylfi disfarçado) que embora Skidbladnir seja o melhor e o mais engenhoso navio dentre todos, o maior navio (em tamanho) é Nagflar, o navio construído com as unhas dos mortos.
Já no capítulo 7 do Heimskringla, um Odin evemerizado é dito ter possuído várias habilidades mágicas, incluindo que "ele também era capaz com meras palavras de extinguir incêndios, acalmar o mar e virar os ventos da maneira que quisesse. Ele também tinha um navio chamado Skíthblathnir com o qual navegou sobre grandes mares, e que podia ser dobrado como um pano."
Skidbladnir na HQ Loki Vol 2 |
fontes:
- Wikipédia
- Norse Mythology A to Z, 3ª edição, de Kathleen N. Daly
eese é um dos artefatos mais legais da mitologia
ResponderExcluirA característica mais interessante do barco não foi dita,ele sempre chega ao seu destino não importando onde seja, inclusive para outros reinos como a terra dos gigantes.
ResponderExcluir