۞ ADM Sleipnir
Arte de Richard Longhi |
Heikegani (em japonês 平家蟹 ou へいけがに, "caranguejo Heike"; também conhecido como onigani, "caranguejo demônio"; ou kimengani, "caranguejo com face de demônio") é um caranguejo nativo do Japão, famoso pelo padrão singular em sua carapaça. Visto de cima, o casco parece exibir o rosto carrancudo de uma máscara de samurai. De acordo com a lenda, isso seria resultado do rancor dos samurais do clã Taira — também chamados Heike — que morreram afogados, deixando suas marcas nesses caranguejos.
O conflito entre Genji e Heike
No século XII, uma violenta guerra civil eclodiu entre os dois principais clãs políticos do Japão: os Minamoto (Genji) e os Taira (Heike). O conflito culminou em 1185 na Batalha de Dan no Ura, onde as frotas dos dois clãs se enfrentaram no estreito que separa Honshū e Kyūshū. A princípio, os Heike tinham a vantagem, mas a maré virou a favor dos Genji. A situação se agravou quando um general Taira desertou, revelando a posição do navio que transportava o jovem imperador Antoku, de sete anos. Sob o ataque dos arqueiros Genji, a derrota dos Heike tornou-se inevitável. Muitos, incluindo o jovem imperador, preferiram se afogar no mar a serem capturados. A batalha foi uma vitória decisiva para os Genji e resultou na aniquilação total dos Heike.
Embora os Heike tenham sido derrotados, a lenda diz que suas almas continuaram a vagar, presas ao rancor da derrota e da traição. Os espíritos dos guerreiros Heike afogados teriam se incorporado nos caranguejos que habitam o fundo do mar, deformando suas carapaças no formato de rostos carrancudos, um lembrete eterno da amargura dos Heike. Na cidade de Kitakyūshū, conta-se que as almas dos homens do clã Heike se transformaram em heikegani, enquanto as almas das mulheres teriam se transformado em kappa.
San ryaku den 三略傳 ("O Segredo da Estratégia) (1853). Arte de Utagawa Kuniyoshi |
fonte:
- Heikegani | Yokai.com. Disponível em: <https://yokai.com/heikegani/>.
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.