1 de maio de 2025

Muldjewangk

۞ ADM Sleipnir

Arte de Nicola Angius

Muldjewangk é uma criatura aquática da mitologia do povo aborígene Ngarrindjeri, conhecida por habitar o rio Murray, com destaque para o lago Alexandrina. Sua figura era frequentemente evocada como um alerta para dissuadir crianças aborígenes de brincarem às margens do rio após o anoitecer. Sua representação varia entre uma criatura semelhante a uma sereia maligna e um monstro colossal de proporções gigantescas. Contudo, os relatos divergem sobre se existem múltiplos Muldjewangks ou se há apenas um único ser conhecido como "O Muldjewangk".

Uma das lendas mais conhecidas narra o ataque de um Muldjewangk a um barco a vapor pertencente a colonizadores europeus. Durante a travessia, o capitão avistou duas mãos enormes emergindo das águas e agarrando o casco da embarcação. Determinado a defender o navio, ele pegou sua arma, ignorando os apelos desesperados dos anciãos aborígenes a bordo, que o alertaram sobre as terríveis consequências de ferir a criatura. Eles previram que o capitão seria amaldiçoado por seu ato. Pouco tempo depois, o homem foi acometido por uma doença misteriosa, com bolhas vermelhas e dolorosas cobrindo seu corpo. Ele agonizou por seis meses até falecer, cumprindo-se assim a maldição do Muldjewangk.


O Muldjewangk também é associado a histórias envolvendo Ngurunderi, uma figura ancestral importante na cultura Ngarrindjeri (relacionada ao rio Murray). Conta-se que, quando Ngurunderi e suas esposas se estabeleceram às margens do lago Alexandrina, a criatura perturbava sua rotina, destruindo suas redes de pesca e causando transtornos.

Até hoje, grandes aglomerados de algas flutuantes no rio são vistos com cautela, pois acredita-se que possam esconder um Muldjewangk. Há também relatos de pegadas enormes avistadas nas proximidades do rio, alimentando o mistério em torno da criatura. No entanto, alguns anciãos afirmam que os Muldjewangks não habitam mais o sistema fluvial, sugerindo que essas entidades possam ter desaparecido ou se retirado para o plano espiritual.


fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby