8 de maio de 2025

Javali Calidoniano

۞ ADM Sleipnir

O Javali Calidoniano (em grego: Κάλυδώνιος Κάπρος, transl. Kalydonios Kapros), também conhecido como Javali de Calidão, era, na mitologia grega, um gigantesco javali enviado pela deusa Ártemis para assolar a região de Calidão (ou Cálidon) como punição ao rei Oineu, poiso monarca havia negligenciado a oferta dos primeiros frutos da colheita aos deuses, esquecendo-se de honrá-la. Ofendida, Ártemis enviou a fera de proporções colossais e força descomunal, que devastou os campos de Calidão, destruindo plantações, arrancando árvores pela raiz e atacando rebanhos, causando pânico e destruição entre a população. 

A Caça ao Javali

Para enfrentar a ameaça, Oineu convocou os maiores heróis da Grécia para uma caça ao javali. O grupo de caçadores, liderado por Meleagro, filho de Oineu, incluía figuras ilustres como Teseu, Jasão, Castor e Pólux, Peleu, e a caçadora Atalanta, entre outros. A participação de Atalanta, uma mulher, gerou controvérsia entre os heróis, mas Meleagro, que nutria admiração por ela, insistiu em sua inclusão.

Durante a caça, o javali provou ser um adversário formidável, matando vários dos caçadores, incluindo Anceu e Hileu. Atalanta, no entanto, foi a primeira a ferir o animal, atingindo-o com uma flecha. Meleagro desferiu o golpe final, matando o javali. Como recompensa, ele concedeu a pele do animal a Atalanta, reconhecendo sua contribuição. No entanto, essa decisão gerou conflito, pois os tios de Meleagro, os irmãos de sua mãe Alteia, consideraram humilhante que uma mulher recebesse a honra. Eles tomaram a pele à força, levando Meleagro a matá-los em um acesso de fúria.

Consequências da Caça

A morte dos irmãos de Alteia desencadeou uma série de eventos trágicos. Em vingança, Alteia queimou um pedaço de madeira que, segundo as Moiras, estava ligado à vida de Meleagro. Com a queima do objeto, Meleagro morreu instantaneamente. A disputa pela pele do javali também levou a um conflito entre os curetes (uma tribo vizinha) e os calidonianos, prolongando a discórdia na região.

Parentesco

Segundo o historiador e geógrafo grego Estrabão (~63 a.E.C - ~24 a.E.C.), o Javali Calidoniano era filho da Porca de Cromion, descendente de Tifão e Equidna, e que foi morta pelo herói Teseu durante sua jornada a Atenas.

Arte de Leo

fonte:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby