Image Map

16 de setembro de 2012

Castor & Pólux

۞ ADM Sleipnir


Castor e Pólux são dois heróis e irmãos gêmeos da mitologia grega, filhos da rainha espartana Leda e de Zeus, que copulou com ela sob o disfarce de um cisne. Posteriormente, Leda chocou dois ovos: de um saíram os gêmeos Castor e Pólux, e do outro as gêmeas Helena e ClitemnestraQuando Teseu e seu amigo Pírito raptaram Helena em Esparta, os jovens heróis saíram, imediatamente, com seus sequazes para libertá-la. Teseu não se encontrava na Ática e os gêmeos recuperaram a irmã. Castor era famoso como domador de cavalos e cavaleiro e Pólux, como lutador. Eram unidos por ardente afeição e inseparáveis em todos os seus feitos.

Castor e Pólux também acompanharam a expedição dos Argonautas. Durante a viagem, irrompeu uma tempestade e Orfeu invocou os deuses da Samotrácia, tocando sua harpa. A tempestade cessou, então, e apareceram estrelas sobre a cabeça dos gêmeos. Devido a isso, Castor e Pólux passaram depois a ser considerados as divindades protetoras dos marinheiros e viajantes, e as chamas que, conforme o estado da atmosfera, costumam aparecer em torno das velas e dos mastros das embarcações receberam seus nomes. Depois da expedição dos Argonautas, encontramos Castor e Pólux empenhados numa guerra com Idas e Linceus. Castor acabou sendo morto e Pólux, inconsolável com a perda do irmão, pediu a Zeus que lhe permitisse oferecer a sua própria vida pela do irmão. Zeus consentiu que os dois irmãos vivessem alternadamente, passando um dia na terra e outro na morada celestial. 


Segundo outra versão, Zeus recompensou a afeição dos irmãos, colocando-os entre as estrelas, como Gemini, os Gêmeos. Os dois receberam honras divinas sob o nome de Dioscuros (filhos de Zeus). Acreditava-se que apareciam, às vezes mais tarde, participando de combates, de um ou outro lado, cavalgando magníficos cavalos brancos. Na história dos primeiros tempos de Roma, por exemplo, dizia-se que eles ajudaram os romanos na batalha do Lago Regilo, e, depois da vitória, foi erguido um templo em sua honra, no local onde apareceram.

Macaulay, em seus "Cantos da Roma Antiga", assim se refere à lenda:

"Tão semelhantes eram, que os mortais 
Um do outro jamais distinguiriam. 
Tinham armaduras brancas como a neve 
E brancos como a neve os seus corcéis. 
Jamais forjas terrenas fabricaram 
Tão brilhante armadura, ou em terrena 
Fonte a sede matou corcel tão belo. 
Volta em triunfo o chefe, que nas provas 
Incertas do combate sempre vira 
O calor dos irmãos inseparáveis. 
Volta o navio ao porto, em segurança, 
Desafiando o mar e as tempestades 
Que a bordo estavam os poderosos gêmeos."

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby