Image Map

16 de setembro de 2012

Minotauro

۞ ADM Berserker

Minotauro (do grego: Μινωταυρος, "Touro de Minos") era o nome genérico usado para se referir ao monstro cretense Astérion, que, por ter nascido de uma união não natural entre humano e animal, era uma criatura meio homem e meio touro. Devido a sua selvageria desgovernada e ao fato de se alimentar somente de seres humanos, Astérion foi confinado em um grande labirinto por ordem de seu pai adotivo, o rei de Creta, Minos. O labirinto foi elaborado e construído pelo arquiteto Dédalo, que o fez especialmente para conter o monstro.

Antes de Minos tornar-se rei, ele pediu ao deus grego Poseidon por um sinal, para assegurar-lhe que ele, e não um de seus irmãos viria a assumir ao trono. Poseidon concordou em enviar um touro branco na condição de que Minos sacrificasse o touro de volta ao deus. De fato, um touro branco (o mesmo “Touro de Creta” da lenda de Héracles), de incomensurável beleza, saiu inexplicavelmente do mar. Após vê-lo, Minos o achou tão belo que decidiu sacrificar outro touro em seu lugar, esperando que Poseidon não notasse. Poseidon ficou furioso quando notou o que havia sido feito, e pediu à Afrodite que fizesse com que a esposa de Minos, Pasífae, fosse dominada por uma loucura e se apaixonasse pelo touro. Pasífae foi até Dédalo em busca de assistência, e ele inventou maneira dela satisfazer suas paixões. Ele construiu uma vaca oca de madeira para que Pasífae entrasse, e encobriu com pele de vaca para que o touro pudesse montar nela. 

Arte de kolokas

O resultado dessa união profana foi o Minotauro, que além de ter as características físicas de um homem e de um touro, era extremamente selvagem e muito perigoso.Após receber um conselho do oráculo de Delfos, Minos ordenou que o lendário arquiteto Dédalo construisse um labirinto gigante capaz de conter o Minotauro. Este foi construído sob o palácio de Minos na cidade de Cnossos. 

Posteriormente, Androceu, filho de Minos, foi morto pelos atenienses, que invejaram suas vitórias no festival Panatinaico. Para vingar a morte de seu filho, Minos declarou guerra contra Atenas e venceu. Ele então ordenou que sete jovens e sete donzelas atenienses fossem enviados anualmente para serem devorados pelo Minotauro. Quando o terceiro sacrifício veio, o príncipe Teseu voluntariou-se para ir junto e matar o monstro. Ariadne, filha de Minos, apaixonou-se por Teseu e o ajudou entregando-lhe uma espada e também um novelo de lã, o qual ele deveria amarrar no inicio do labirinto e usar para se guiar de volta. Por fim, Teseu encontrou e matou o Minotauro, e enrolando o novelo de lã, retornou são e salvo ao início do labirinto.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Estranho não ter nenhum comentário em uma postagem tão antiga e que é um dos personagens mitológicos mais conhecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso mesmo. E obrigado pelos comentários e pela sua ativa participação. Tem me ajudado a rever erros em posts antigos e também incentivado a pesquisar sobre novos assuntos.

      Excluir
  2. Em qual obra clássica eu posso encontrar o mito do minotauro? E, além disso, a descrição "meio homem, meio touro" é vaga desde a obra original ou lá havia uma descrição mais profunda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste link você encontrará várias fontes clássicas que remetem ao mito do Minotauro :

      https://www.theoi.com/Ther/Minotauros.html


      Sobre a segunda questão, em todas as fontes que entrei em contato a respeito desse mito, a descrição é vaga desse jeito, dando margem à interpretação dos artistas na hora de ilustrá-lo.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby