Image Map

26 de setembro de 2012

Amaterasu

۞ ADM Sleipnir


Amaterasu (japonês 天照), também conhecida como Amaterasu-Oho-No-Kami (天照大神), cujo nome significa "Grande Deusa Augusta que ilumina o céu", é a kami (deusa) xintoísta do sol e a governante de Takama no Hara ("Alto Plano Celestial"), o domínio dos deuses do panteão. Amaterasu é uma das três divindades nascidas do deus Izanagi, sendo ela nascida do olho esquerdo do deus. Os outros dois foram Tsukuyomi (deus da lua) e Susanoo (deus do mar e das tormentas).

Lenda

Amaterasu vivia em uma gruta, em companhia de suas criadas, que lhes teciam cotidianamente um quimono da cor do tempo. Todos os dias de manhã, ela saía para iluminar a Terra, até o dia em que seu irmão, Susanoo, deus do mar e das tempestades, jogou um cavalo esfolado nos teares das criadas tecelãs. Assustadas, elas se atropelaram e uma delas morreu, tendo suas partes íntimas perfuradas por sua própria laçadeira. A deusa Amaterasu não apreciou a "brincadeira" de seu irmão, e zangada, recolheu-se em sua gruta e a luz desapareceu.

O pânico foi semeado na Terra e até no céu, onde viviam os deuses e deusas, que assim como os humanos, também não enxergavam nada. Eles se reuniram e bolaram uma estratagema. Pediram a Uzume, a mais engraçada das deusas, que os distraísse diante da gruta fechada em que Amaterasu estava amuada. Uzume não usou de meios termos: levantando a saia, pôs-se a dançar provocantemente, exibindo suas partes íntimas e fazendo caretas irresistíveis. Estava tão divertida que os deuses desataram na gargalhada... Curiosa, Amaterasu não aguentou: entreabriu a pedra que fechava a gruta, e os deuses lhe estenderam um espelho onde ela viu uma mulher esplêndida. Surpresa, ela se adiantou. Então os deuses agarraram-na e Amaterasu saiu para sempre de sua gruta. O mundo estava salvo.


Amaterasu na Cultura Popular
  • No anime/mangá Naruto, Amaterasu é o nome de uma técnica utilizada por Uchiha Sasuke e Uchiha Itachi. Esta técnica consiste na evocação de uma chama negra que queima tudo o que é visto pelo autor da técnica. Essas chamas não podem ser extinguidas, até mesmo se o alvo for fogo.
  • No game Ōkami, Amaterasu é representada como sendo uma loba, cuja representação é válida no Taoísmo e remete à essência da reencarnação da deusa Amaterasu ressaltando a necessidade de vir como mestre e guia espiritual.
  • No anime e card game Cardfight Vanguard, Amaterasu (Na verdade chamada de CEO Amaterasu) é representada como um homem.
  • No jogo God's Eater, Amaterasu aparece como sendo uma espécie de mulher colada ao corpo de um aragami representada também como uma divindade aragami.
  • No anime/mangá Fairy Tail, Amaterasu é o nome de uma magia utilizada pelos personagens Hades e Makarov.
  • No jogo Persona 4, Amaterasu é o nome da Persona de Yukiko Amagi, um dos protagonistas do jogo, depois de atingir o grau máximo de ligação social.
  • Em Sailor Moon, Amaterasu é um Cardian, técnica de cartas utilizada por Al e Ann para absorver a energia dos humanos.
  • Na música, Amaterasu é o nome do album da banda de rock gótico californiana Christian Death.

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

14 comentários:

  1. desculpe mas no jogo Cardfight Vanguard, Amaterasu é representada por uma mulher e não um homem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é dita ser homem por não ter traços femininos. Ela só tem traços femininos em fan-arts dela, pq a carta e o anime tem traços completamente masculinos.

      Excluir
  2. Adoro!!! Sleipnir vc já viu a série em quadrinhos The Wicked & The Divine?!!! Tem tudo a ver como o portal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana! Eu não conhecia a série. Fui pesquisar e gostei do que vi. Vou ver se leio e talvez faça um post sobre ela lá em nossa página do facebook!

      Excluir
  3. Lembro de quando vi Naruto falando sobre Amaterasu, mas eu achando que era referencia a deusa fui ver o anime, porém... nunca mais fui a mesma desde então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc prestar bastante atenção Itachi e a grande referência de amaterasu, izanagi e tsukuyomi

      Excluir
  4. Desculpa, mas ao ler Grande Deusa Augusta me veio a cabeça ela na Augusta nas esquinas KKKKKK................... Perdoe-me, Ó Plena Amaterasu.

    ResponderExcluir
  5. Exitem livros que dizem que Amaterasu era homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi se referirem a ela como homem ou afirmarem isso. Mas vou pesquisar a respeito para ver se encontro algo.

      Excluir
    2. Um desses livros é Hotsuma Tsutae. Eu encontrei essa informação na Wikipédia em português.

      Excluir
    3. Mas como aquela página pressisa de revisão é melhor procurar em outras fontes.

      Excluir
    4. Interessante, nunca ouvi falar. Olhei o artigo na wikipédia, lá diz duas coisas: que os acadêmicos e estudiosos em geral não levam o hotsuma tsutae em consideração, e que a opinião geral é de que o documento seja falso, não tendo bases que confirmem suas afirmações. Mas é interessante saber a respeito, e se um dia eu revisar esse post, irei citar o fato.

      Excluir
  6. Amaterasu foi tão sedenta atrás da mulher esplêndida, imagine a decepção quando ela descobrir que era ela mesma

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo. Porém pedimos que evitem:

1)Xingamentos ou ofensas gratuitas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Desrespeitar gratuitamente o autor da postagem ou outro visitante. Mantenha a polidez;
6)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby