Image Map

15 de setembro de 2012

Vampiros

۞ ADM Berserker


A lenda dos vampiros surgiu a incontáveis séculos, na mitologia da Suméria e Mesopotâmia, sendo o vampiro original um monstro muitas vezes mais terrível que o cavalheiro aristocrático pelo qual hoje em dia ele costuma ser retratado. O principal responsável pela transformação foi o matemático irlandês Abraham Stoker, mais conhecido como Bram Stoker, em sua obra-prima "Drácula", lançada em 1897.

Ele se inspirou na figura do voivode (príncipe) Vlad Tepes, que nasceu em 1431 na Transilvânia e governou o território que corresponde à atual Romênia. Nessa época, a Valáquia (Romênia) estava dividida entre o mundo cristão e o mundo muçulmano, e Vlad III era um cavaleiro cristão que ficou conhecido pela perversidade com que tratava seus prisioneiros. Embora não fosse um vampiro real, sua crueldade alimentava o imaginário de tal modo que logo passou para o conhecimento popular como um vampiro.

O pai de Vlad III, Vlad II, era membro de uma sociedade cristã romana chamada Ordem do Dragão, criada por nobres da região para defender o território da invasão dos turcos otomanos. Por isso Vlad II era chamado de Dracul, do grego dragão, e por consequência, seu filho passou a ser chamado Draculea (filho do dragão). A palavra dracul, em romeno significa diabo, que foi aplicado aos membros da família Draculea por seus inimigos e possivelmente também por camponeses supersticiosos.


Tendo como base o príncipe sanguinário e o mito dos demônios sugadores de sangue, Bram Stoker construiu um dos personagens mais lembrados da literatura mundial. A figura mítica do vampiro idealizado por Stoker foi de tal modo aceita e aperfeiçoada, que sua influência em romances, filmes, quadrinhos, etc. ultrapassou a leitura do livro original, gerando várias releituras, que inevitável e lamentavelmente, a cada dia se afastam mais do mito original e do próprio personagem de ficção, O Conde Drácula.

Portanto, diferente do que a maioria das pessoas pensam , os vampiros são monstros lendários com poderes sobrenaturais capazes de destroçar humanos com grande facilidade, e eles sempre são descritos em suas lendas como homicidas diabólicos, desprovidos de qualquer compaixão ou pesar e que jamais veem humanos como seres semelhantes, mas sim como mero alimento.

Mesmo no romance de Stoker, onde o vampiro é um ser levemente humanizado, suas características desumanas não foram esquecidas, o livro deixa claro que a partir do momento em que você se torna um vampiro não existe escolha em ser bom, mau, vegetariano ou sugador de sangue humano, você se tornou num monstro sem escrúpulos, por melhor que fosse quando estava vivo.  Sua alma só alcançará a libertação quando seu corpo imortal for de alguma forma destruído, e além disso, o vampiro possui a força de vinte homens, podendo se metamorfosear em animais, controlar elementos naturais como tempestades ou nevascas e animais como morcegos, lobos, corujas, moscas, ratos e raposas. Pode crescer e diminuir seu tamanho e até se transformar em névoa.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

13 comentários:

  1. Será só uma lenda mesmo?????.... ou estarão entre nós???

    ResponderExcluir
  2. por isso q ridiculo esse tal de crepúsculo, tipo não é um preconceito besta, acho legal e assustador essas lenda de vampiros, mais pelo q eu li, eles são (se é que existe) demônios, não tem alma, são uns monstro, a ficção mais perto e mais "convicente" possivel foi a da buffy com o vampiro Angel que tinha alma pq sofreu uma maldição de uma cigana, achei legal, pelo menos a justificativa ficou cabivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #ADM Berserker: Você esta certo quanto ao fato de vampiros serem criaturas monstruosas e demoníacas, no entanto esta errado ao afirmar que um monstro não tem alma.

      Excluir
  3. ja ouvi falar de um vampiro chamado STRIKER e q ele eh pior tipo de criatura mistica q existe pois alem de se alimentar das pessoas se ele n faz a pessoa sofrer antes de morrer ou transformala para poder executar

    ResponderExcluir
  4. Eu só sei de uma coisa se Drácula só bebe-se sangue de vigem ele morreria nos dias de hoje

    ResponderExcluir
  5. OLÁ...CONFESSO QUE ATÉ AGORA NÃO TIVE NENHUM CONTATO ÚTIL, SOMENTE JOVENS E ADOLESCENTES....AS VEZES ME JULGO POR JÁ SER UM HOMEM ADULTO DE 26 ANOS E AINDA ACREDITAR QUE ALGO SOBRENATURAL POSSA EXISTIR....SE ALGUÉM REALMENTE SABE ALGO SOBRE VAMPIRISMO, BRUXOS, DEMÔNIOS PEÇO QUE
    ME MANDE UM E-MAIL:
    CONTATO

    oripmav2015@gmail.com

    SOU DO PARANÁ E SOMENTE GOSTARIA DE SABER A VERDADE, DE POR QUE TENHO TANTOS SONHOS ANOITE E PERTURBAÇÕES COMO SE ALGO ESTIVESSE ME CHAMANDO.

    ResponderExcluir
  6. confesso abestalhado nunca vi nada igual.

    ResponderExcluir
  7. Vampiros talvez existem,ou talvez não,nunca saberemos ao certo da existéncia deles,mais eu ainda acredito bastante em mitologia,acredito que tudo que não é normal é sensacional,sou medium ao 13 anos,não vejo coisa e nem nada, sinto que tem por perto sem corpo, sonho com coisa que vai acontecer, sonhei que vamos ficar com o Covid-19 por 7 mês, então porfavor não saiam de casa!.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby