![]() |
Arte de Alejandro Rojas |
Na mitologia suméria, Pazuzu era o rei dos demônios do vento e o deus da fome e da seca. Era filho do deus Hanbi e sob o comando do deus Anu, veio do paraíso para combater a deusa maligna Lamashtu. Pazuzu era irmão de Humbaba, o deus-demônio protetor da Floresta de Cedro que figura na Epopéia de Gilgamesh, onde é morto pelo herói. Os mesopotâmios acreditavam que Pazuzu passou a viver no deserto desde então. A origem de Pazuzu remonta há aproximadamente 1000 anos a.C. na Assíria, Mesopotâmia.
Pazuzu é frequentemente representado por uma criatura de corpo humano, mas com a cabeça de um leão ou cachorro, garras em vez de pés, dois pares de asas, cauda de escorpião e o corpo revestido de escamas. Normalmente essas representações vêm com a mão direita levantada e a esquerda abaixada, representando vida e morte, criação e destruição.
![]() |
Arte de GHRAY |
Pazuzu era conhecido por trazer a estiagem e a fome nas estações secas e as pragas nas estações chuvosas. Apesar de ser considerado uma divindade do mal, Pazuzu era invocado em amuletos para lutar contra a deusa maligna Lamashtu, um demônio feminino que se alimentava das crianças recém-nascidas e que acreditavam ser a responsável por prejudicar a mãe durante o parto.
Pequenos amuletos retratando Pazuzu eram colocados no pescoço de mulheres grávidas a fim de protegê-las do demônio Lamashtu. Tais amuletos eram também colocados na mobília do quarto. Era também invocado como proteção contra doenças trazidas pelos ventos, especialmente pelo vento oeste.
Cultura Popular
Em todas as versões de O Exorcista, a estátua do demônio Pazuzu está presente. Durante escavações arqueológicas realizadas no Iraque, uma antiga estátua é encontrada, libertando um demônio chamado Pazuzu, que gradativamente vai apoderando-se do corpo da jovem Regan MacNeil. A garota vive com sua mãe, uma atriz divorciada, em Georgetown, nos arredores de Washington.
|
![]() |
No game Devil May Cry 3: Dante's Awakening, Pazuzu é um monstro enorme e muito poderoso, que odeia profundamente Sparda e quer vingança por esse ter lhe arrancado um olho. Após a edição demo desse jogo, o nome do personagem precisou ser alterado devido à censura, passando a ser conhecido como Beowulf.
No mobile game Marvel Contest of Champions (Marvel Torneio de Campeões), é revelado que a deusa mesopotâmica Ereshkigal criou a primeira versão da espada La Fleur du Mal (pertencente nos tempos atuais à heroína Guillotine) utilizando a espinha dorsal de Pazuzu. Essa versão original da La Fleur du Mal é chamada de Bloodline (Linhagem de Sangue).

que ghótica essa história.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=_ue714d1V6I
ResponderExcluirSalve Grande Pazuzu vivo esta muito bem nos dias atuias! conhença melhor: https://www.amazon.com.br/Pazuzu-Rising-Mesopotamian-Magick-English-ebook/dp/B0786R4K18/ref=sr_1_31?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=baal+kadmon&qid=1622747978&sr=8-31
ResponderExcluirSalve pazuzu!
ResponderExcluirFascinante esse deus-demônio!
ResponderExcluir