9 de setembro de 2024

Árion

۞ ADM Sleipnir

Arte de peyeyo

Árion (grego Αριον, "mais forte") é um cavalo divino da mitologia grega, filho da deusa da agricultura, Démeter, e do deus dos mares, Poseidon. Ele é irmão da deusa da fertilidade Despina e irmão, por parte de mãe, de Perséfone. Ele é imortal, assim como suas irmãs.

Árion e Despina foram gerados durante o tempo em que Deméter vagou à procura de Perséfone, que havia sido levada para o submundo por Hades. Ela foi seguida por Poseidon, e ao percebê-lo, ela se metamorfoseou em uma égua e tentou se misturar entre as éguas do rebanho de Ôncio (um filho de Apologovernante de Ónkeion (Ὄγκειον), uma região da Arcádia). Poseidon por sua vez se metamorfoseou em um cavalo e desta forma terminou acasalando com ela.  

Após o seu nascimento, Árion ficou com Ôncio, que mais tarde o entregaria a Héraclesquando este estava iniciando uma campanha militar contra o rei Augias. Por último, foi cedido por Héracles à Adrasto, rei de Argos.

Outras origens e descendências

De acordo com o poeta grego Antímaco, Árion era descendente de Gaia. Já o poeta Quinto de Esmirna atribuiu sua ascendência ao deus Zéfiro com uma das harpias. Há ainda uma história onde é relatado que Árion foi criado unicamente por Poseidon, durante sua disputa com Atena.

Em sua obra Posthomerica, Quinto de Esmirna atesta que Árion teve descendentes, citando um cavalo não nomeado pertencente a Estênelo, filho de Capaneu. Ele narra:

"[O cavalo de Estênelo, um guerreiro grego que lutou em Troia:] De linhagem nobre ele era, pois em suas veias corria o sangue do veloz Árion, o potro gerado pelo estridente Zéfiro (Vento Oeste) em uma Harpia, o mais veloz de todos os cavalos nascidos na Terra, cujos pés podiam competir com as rajadas mais rápidas de seu pai. Os Abençoados o deram a Adrastos: e dele veio o cavalo de Sthenelos, que o filho de Tideo [Diomedes] havia dado ao seu amigo [Estênelo] na sagrada terra de Troia."

fonte:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Lembro de uma história em que ele era super veloz, a ponto de poder cavalgar nas águas.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby