Image Map

4 de março de 2014

Zéfiro

۞ ADM Sleipnir


Zéfiro (em grego Ζεφυρος, "vento oeste") é um dos Anemoi, deuses que personificam os quatro ventos na mitologia grega, sendo o deus que personifica o vento oeste. Ele é também o mensageiro da primavera, e dos quatro ventos, é o mais suave, considerado uma brisa suave e agradável. Zéfiro é filho dos titãs Astreu e Eos, e seus irmãos são Bóreas (vento norte), Noto (vento sul) e Eurus (vento leste), além de Éosforo e Héspero. Suas consortes são a ninfa Clóris (Flora na mitologia romana) e a deusa Íris (segundo os poetas Alceu e Nonnus), com quem gerou Potos. O seu equivalente romano é o deus Favônio

Nos primórdios, Zéfiro era considerado um deus violento, capaz de destruir tudo com o seu sopro indomável: arrasava plantações, provocava naufrágios e causava grandes danos aos seres humanos. O que cessou esse ímpeto destrutivo de Zéfiro foi sua súbita paixão pela ninfa Clóris. Como rainha da primavera, a personalidade de Clóris era totalmente o oposto da de Zéfiro, e isso fez com que a deusa o rejeitasse. O amor de Zéfiro por Clóris era tão intenso e sincero, que para conquistá-la, Zéfiro transformou sua personalidade, convertendo-se em um vento suave e incapaz de causar a destruição. Com essa transformação, Zéfiro se tornou o mensageiro da primavera, e sua relação com Clóris produziu um filho, Carpo (fruto).

O mito mais famoso envolvendo Zéfiro trata sobre a sua rivalidade com o deus Apolo, pelo amor de Jacinto, um príncipe espartano. Zéfiro e Apolo competiam pelo amor de Jacinto, e no fim, este escolhe Apolo, o que fez Zéfiro ser tomado por um ciúme doentio. Um dia, ao avistar Jacinto e Apolo praticando lançamento de discos em um prado, Zéfiro tem um ataque de fúria e sopra uma rajada de vento na direção do casal, fazendo com que o disco que jogavam saísse de seu curso e atingisse Jacinto violentamente em sua cabeça, matando-o instantaneamente. Apolo, mergulhado em sua tristeza, transforma o príncipe morto numa flor que carrega o mesmo nome que ele.

Apolo e Jacinto

Zéfiro também foi o responsável por tornar possível a história de amor de Eros e Psique, transportando a mortal até a morada do deus do amor.

Na arte clássica, Zéfiro era retratado como um belo jovem alado. Nas pinturas dos vasos gregos, figuras de um deus alado abraçando um jovem às vezes são identificadas como Zéfiro e Jacinto - embora estudiosos associem essas figuras com Eros (amor) e um jovem genérico. Nos mosaicos greco-romanos, o deus normalmente aparece como a personificação da primavera, carregando uma cesta de frutas verdes.

Zéfiro abraçando Jacinto

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Adoro mitologia, principalmente a greco romana. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Mitologia grega é a minha preferida. Estou escrevendo um livro que inclui várias mitologias e foi ótimo descobrir este blog porque eu precisava saber sobre Zéfiro. Assim que estiver pronto eu divulgo aqui.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, muito bom mesmo! Continuem assim.

    ResponderExcluir
  4. muito bom gostei muito de saber sobre. amei.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby