۞ADM Sleipnir
Arte de Andrea Piera Laguzzi |
Na mitologia nórdica, Angrboda (antigo nórdico Angrboða, "Aquela que traz a tristeza"; também chamada Angurboda ou Angerboda) é uma jotun (gigante de gelo), mais conhecida por unir-se ao deus das trapaças Loki, e gerar três dos seus monstruosos filhos: a deusa Hel, a serpente Jormungand e o lobo Fenrir. Ela é atestada no Gylfaginning, primeira parte da Edda em Prosa de Snorri Sturluson, que também cita Jötunheim como sendo a sua morada.
Em algumas fontes existe o relato de que Angrboda seria também mãe dos lobos Skoll e Hati, filhos de Fenrir, e portanto, frutos de uma relação incestuosa. Em outras fontes, como a Völuspá e o Gylfaginning a mãe de Skoll e Hati seria uma jotun sem nome de Járnvid, uma floresta localizada a leste de Midgard, com quem Angrboda é geralmente identificada.
Quando os Aesir tomaram conhecimento que Loki e Angrboda haviam gerado essas criaturas terríveis e perigosas, eles ficaram temerosos e logo trataram de separá-los, antes que eles pudessem ser uma ameaça. Hel foi banida para viver em Helheim, um dos nove reinos da mitologia nórdica, o qual ela transformou em seu próprio domínio. Jormungand foi lançado ao mar, onde eventualmente cresceu tanto que foi capaz de cercar o planeta inteiro ao ponto de conseguir morder sua própria cauda. Por último, o lobo Fenrir foi trazido para Asgard, mas quando os deuses perceberam que não podiam controlá-lo, ele foi levado para uma ilha onde foi amarrado a uma rocha com uma corrente mágica feita pelos anões, chamada Gleipnir. Durante os eventos do Ragnarok, os três irmãos se unirão novamente, e ao lado de seu pai travarão a batalha final contra os Aesir. Quanto ao destino de Angrboda, nada é relatado.
nossa é tantas verções
ResponderExcluirJá não sei em que acreditar
ResponderExcluirAngrboda também gerou outros gigantes em forma de lobos alem de Fenrir,Skoll e Hati.
ResponderExcluirPor isso eu prefiro a mitologia grega kkkk
ResponderExcluirObrigado você por comentar! Volte sempre!
ResponderExcluir