Image Map

10 de março de 2014

Ilmatar

۞ ADM Sleipnir


Ilmatar (ou Luonnotar, também conhecida como "A Filha do Ar") é a deusa da criação na mitologia finlandesa. Segundo o mito, no início dos tempos, quando não havia nada além do ar e da água, Ilmatar flutuava sobre eles. Mas, um dia, ela desceu do céu e pousou sobre as águas. Por não haver nenhuma terra, ela flutuou sob as águas durante sete séculos. Ela observava tudo ao seu redor e não encontrava nada, então tentava se distrair contando arco-íris e deixando o vento brincar entre seus cabelosIlmatar era uma deusa virgem e nunca tinha sido tocada por nenhum outro ser, mas uma noite, após as ondas do mar lhe atingirem durante uma enorme tempestade, ela foi misteriosamente impregnada pelas águas primordiais, e então permaneceu grávida por muitos anos, sendo incapaz de dar à luz devido à ausência de terra seca.

Então, um dia , quando ela flutuava sob a face das águas, grávida e sentindo um grande desconforto, uma águia celeste surgiu voando baixo. O pobre pássaro estava desesperadamente à procura de um lugar para que ele pudesse fazer um ninho e depositar os seus ovos. Quando Ilmatar viu situação da ave, ela prestativamente levantou o joelho e o pássaro ali pousou. Meia dúzia de ovos cósmicos foram depositados no ninho, seguidos de um ovo feito de ferro. O pássaro, em seguida, reuniu-os todos, sentou-se sobre eles, e foi dormir. 


Ilmatar sentou-se e observou a ave ansiosamente, feliz por alguma coisa finalmente estar acontecendo, após séculos de solidão e tédio. Ela estava muito animada, no entanto, sua perna começou a esquentar, e então tornou-se extremamente desconfortável. Devagar, e com todo cuidado, ela começou a esticar sua perna, porém inevitavelmente os sete ovos rolaram e caíram majestosamente no mar revolto. As conchas quebradas dos ovos formaram os céus e a terra. As gemas tornaram-se o sol, as claras se tornaram a lua, e fragmentos dispersos dos ovos transformaram-se em estrelas. Quanto ao ovo de ferro, a gema negra tornou-se uma nuvem de tempestade .

Ilmatar assistiu com admiração a forma como o mundo foi formado, e logo se ocupou de moldar as terras e adicionar toques finais à criação. Ela formou as rochas e as baías, as praias, e as profundezas do oceano. Mesmo com terra seca agora disponível, Ilmatar continuou a levar a criança dentro dela durante trinta verões enquanto ela terminava seu trabalho. Eventualmente, ela sentiu uma agitação em seu interior. Vainmoinen tinha acordado depois de 30 anos dentro do útero da mãe, e estava ansioso para ver o novo mundo. Ele tinha uma luta para sair , mas ele conseguiu no final e , eventualmente , Ilmatar deu à luz Vainmoinen, o primeiro xamã do mundo, que, em seguida, passou a cuidar do término da criação.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Por favor falem sobre o Houkou pls.
    Acompanho o blog todo dia vocês são demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, até o presente momento não consegui encontrar boas fontes para pesquisar e elaborar uma postagem sobre ele. A única coisa que consegui desvendar até o momento foi que a lenda dele está atrelada à lenda de uma árvore chamada Penghou. Continuarei pesquisando e espero em breve estar trazendo esse mito ao blog. Obrigado pelo elogio e por sua participação.

      Excluir
  2. Existem outros mitos da criação?

    ResponderExcluir
  3. Será que Ilmatar não tem nenhuma equivalente em outros povos, como os cananeus, gregos, mesopotâmicos? Ela parece ser única...

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby